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Web Summit Rio: Como fazer bons negócios durante o evento

Se quiser ter sucesso e transformar o esforço em negócios fechados, tenha como foco principal a necessidade do possível cliente

Web Summit 2022
Foto: Divulgação Web Summit

*Juliano Dias é fundador e CEO da Meetz

O Web Summit Rio está chegando e, com ele, muitas oportunidades de negócios serão fechadas durante os quatro dias do maior encontro de tecnologia e inovação do mundo. Na última edição realizada em Lisboa, mais de 70 mil pessoas passaram pelo evento para assistir mais de mil speakers de diversos segmentos. Este ano, o Web Summit faz sua estreia no Rio de Janeiro e espera reunir mais de 20 mil pessoas, 900 startups e mais de 500 investidores. Sendo assim, as possibilidades de negócios aumentam e as estratégias para que as empresas sejam assertivas na hora de fazer negócio variam cada vez mais.

Se sua empresa estará presente no evento a fim de criar impacto e fazer bons negócios, o planejamento será essencial em sua atuação. Em muitos casos, é possível perceber que não há um planejamento prévio, durante e pós-evento estabelecido para a atuação da equipe, o que poderá atrapalhar a execução das suas estratégias na hora de conversas com os prospects durante o evento. Portanto, como primeiro passo para uma boa participação, defina o seu objetivo, construa o seu planejamento, alinhe com a sua equipe e trabalhe para obter bons resultados até o último dia do encontro.

Durante o planejamento pré-evento, é essencial que você entenda o público-alvo que estará presente e quais serão as empresas que estarão dispostas a criar futuras parcerias. Em alguns casos, como no Web Summit, por exemplo, um app com participantes, expositores e startups é disponibilizado pela própria organização, o que pode facilitar na hora de mapear os prospects e tornar a sua ação mais assertiva.

Para criar ainda mais impacto durante a sua atuação, a produção de conteúdo pode ser uma ótima aliada, seja no pré, durante ou pós-evento. Portanto, pense em temas que poderão ajudar os seus clientes e disponibilize sua expertise para o mercado. Além disso, caso seja expositor, brindes e ativações são bons adicionais na hora de chamar atenção, por isso, vale a pena buscar algo que esteja alinhado com as necessidades dos seus clientes e, claro, suas soluções.

Quer ter sucesso? Faça perguntas aos prospects!

Para participações em eventos como o Web Summit, é necessário dedicar tempo e algum investimento em planejamento. Portanto, se quiser ter sucesso e transformar o esforço em negócios fechados, tenha como foco principal a necessidade do possível cliente. Crie uma abordagem adequada sem prolongar o discurso, de forma que não ultrapasse os limites de conexão e, o mais importante, entenda qual a dor do seu cliente e faça perguntas para aprofundar ainda mais nesses pontos. Coloque-se à disposição e potencialize a sua presença, diferenciando-se dos possíveis concorrentes que disputam a mesma atenção com a sua empresa durante o evento.

Outro ponto importante durante a sua participação ativa é entender que existem diversas temperaturas de negociações no evento. Há prospects que já sabem o que precisam e estão em busca de uma solução. Por outro lado, existem empresas que ainda não possuem conhecimento da sua necessidade. Portanto, é essencial dar a devida atenção nessa percepção para que a sua abordagem vá de encontro à necessidade e objetivo de cada cliente.

Caso a conversa flua de forma positiva, coloque-se à disposição, faça perguntas relevantes sobre a empresa, seus desafios e como pensam em resolvê-los. Anote todas as informações, gere implicações e discussões a partir das informações que o cliente lhe der e faça-o pensar sobre como será a empresa quando os desafios atuais estiverem resolvidos. Com esse tipo de abordagem é possível gerar autoridade para dar passos no sentido do “sim”.

Após as conversas e possíveis negociações no evento, é importante seguir com a execução do follow-up e educar o lead sobre o seu produto/serviço. Além disso, outro fator extremamente importante é gerenciar o relacionamento com esses leads e empresas, mantendo uma boa “temperatura” e desenvolvendo relacionamento caso a negociação se estenda. Lembre-se sempre de que é extremamente importante continuar gerando impacto para o seu cliente, pois o sucesso dele é o seu sucesso.

Vou ao evento e não me planejei. Ainda dá tempo de potencializar minha presença?

Sempre dá tempo, mas necessita ação. Ainda que o tempo de planejamento seja menor, execute buscas direcionadas no LinkedIn e no app do Web Summit, e entenda de que forma o seu mercado estará presente no evento. Além disso, defina táticas de ação que ajudarão a potencializar sua presença, de modo que você entenda as dores do cliente, como poderá resolvê-las e como chamar a atenção dos leads para que você possa fechar bons negócios.