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Perguntas e respostas sobre teses de investimento em startups

Teses evitam que os investidores percam energia em modelos que não acreditam ou em segmentos fora da sua expertise

Foto: Canva
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*Jaqueline Roeher é head de inovação da Vellore Ventures

O investimento em startups pode gerar muitas dúvidas para quem está começando, seja como idealizador de um projeto ou como um investidor-anjo. Diante disso, nós, da Vellore Ventures, resolvemos sanar as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Conheça mais sobre as teses e as principais perguntas que devem ser respondidas antes de procurar o seu investidor.

Qual o objetivo da criação das teses?

A tese diz respeito a filtros ligados aos formatos, fases e perfis de negócios com maior probabilidade de se destacarem em meio ao mar das startups. Elas proporcionam maior assertividade no hunting (busca por startups) e evitam que os investidores percam energia em modelos que não acreditam ou em segmentos que estão fora da sua expertise, por exemplo. Uma tese bem desenhada colabora também com a startup, que ganha tempo abordando os investidores mais alinhados aos seus perfis.

Existe tese correta ou incorreta?

Digamos que não. Isso porque a tese pode dizer respeito a objetivos específicos do investidor ou afinidade por determinado nicho, por exemplo, o que pode variar bastante de um para outro. Assim, alguns pontos costumam coincidir, como a capacidade de execução e perfis dos fundadores, que devem ser pessoas com competências pessoais, sociais e de negócios. E claro, bons resultados financeiros e operacionais são sempre bem-vindos. De qualquer forma, as teses devem ser “requisitos” muito bem embasados.

Quais são os exemplos de teses?

Existem diversos formatos de teses. Elas podem ser desenvolvidas, validadas e, com o passar do tempo, podem sofrer alterações baseadas em cases de sucesso ou de insucesso. Cada investidor sustenta a sua própria, seja ele um anjo, uma Venture Capital, aceleradora ou Corporate Venture Builder. Essa última – modelo no qual atuamos – é destinada a fundadores interessados em alto smart money, governança, forte abertura de mercado, rodadas de investimento e conselho.

O que o fundador precisa avaliar antes de fazer contato com o investidor? 8 perguntas para testar!

Antes que o idealizador do projeto entre em contato com o investidor, é necessário prestar atenção nos pré-requisitos, ou seja, na tese. Para se antecipar, a startup precisa pesquisar sobre a tese e responder a algumas questões, como:

  • A solução se enquadra nos segmentos nos quais o investidor escolheu apostar?
  • Quais são as principais razões que fazem o investidor enxergar uma oportunidade atraente? Você se enquadra em todas (ou na maior parte) dessas razões? (Exemplos: faturamento acima de X, tecnologia envolvida – IA, Web3, entre outras – fase da captação – seed, série A, série B, etc).
  • A fase da sua startup corresponde aos estágios procurados pelo investidor? (Exemplos: ideação, MVP, validação, tração, escala, growth stage)
  • Você e seus sócios sabem como gerir um negócio? Os investidores olham soft skills, hard skills e trajetória.
  • Seu time está bem equilibrado?
  • A startup está bem posicionada diante dos motivos que levariam o investidor a realizar o aporte?