Fintech

As 100 fintechs mais promissoras do mundo em 2023

Cerca de 3/4 das startups da lista da CB Insights operam no modelo B2B, enquanto apenas 24 empresas são B2C

Fintechs
Fintechs (Foto: Canva)

Com o avanço tecnológico na última década, as fintechs têm cada vez mais se tornado protagonistas revolucionárias no cenário financeiro global. Anualmente, a plataforma norte-americana de inteligência de mercado CB Insights analisa as principais startups de produtos e soluções financeiras em todo o mundo e divulga uma lista com aquelas que mais se destacaram ao longo ano ano.

Em 2023, duas companhias brasileiras integram o relatório. A primeira é o C6 Bank, banco digital lançado em 2019 com serviços como conta, cartão múltiplo, tag de pedágio, investimentos e produtos de crédito, entre outros. Desde meados de 2021, o número de clientes da fintech saltou de 8 milhões para 25 milhões, e o portfólio total de crédito aumentou de R$ 9,5 bilhões para R$ 40 bilhões.

O outro destaque é a Nomad, fintech também criada em 2019 que oferece conta e investimentos em dólar para brasileiros. Apesar da companhia ter sido fundada no Brasil, o levantamento da CB Insights aponta a Nomad como uma empresa dos Estados Unidos, por conta da atividade que exerce por lá e o registro que tem no país.

Além das brasileiras, a lista conta com fintechs de grandes ecossistemas de startups como Estados Unidos, Israel e diversos países na Europa. Como representantes da América Latina, aparecem também a mexicana Clara e a argentina Ualá. Neste ano, cerca de 3/4 das startups da lista são fintechs B2B, e 24 empresas são B2C.

As selecionadas foram escolhidas com base em conjuntos de dados da CB Insights, incluindo financiamento de capital, perfis de investidores, relações comerciais, atividade de P&D, cenário competitivo, novidade tecnológica, potencial de mercado, entre outros critérios.

Confira, a seguir, as 100 fintechs mais promissoras do mundo em 2023, de acordo com o CB Insights: