M&A

Travelier, de Israel, compra a DeÔnibus e desembarca no Brasil

Operação deu saída para ACE, GVAngels e outros investidores que tinham aportado recursos no marketplace de passagens

Breno Moraes, CEO e co-fundador da DeÔnibus, e Mariana Malveira, Diretora de Produto & Tecnologia e Relacionamento e co-fundadora da DeÔnibus
Breno Moraes, CEO e co-fundador da DeÔnibus, e Mariana Malveira, Diretora de Produto & Tecnologia e Relacionamento e co-fundadora da DeÔnibus

A Travelier, um grupo com origem em Israel que opera serviços de transporte em várias partes do mundo, comprou o marketplace brasileiro de passagens DeÔnibus. A operação, que não teve o valor divulgado, deu saída para ACE, GVAngels e outros investidores pessoa física que tinham aportado recursos na companhia. O fundador Breno Moraes segue à frente do negócio, junto com a cofundadora (e sua irmã) Mariana Malveira, diretora de produto e tecnologia e relacionamento. A ACE Advisors, boutique de M&A da ACE, e o escritório de advocacia BZCP assessoraram a operação pelo lado da DeÔnibus.

Segundo Breno, agora como parte de um grupo mais forte, o objetivo é seguir o ritmo de crescimento de 50% ao ano. “Temos coisas para anunciar em breve que estão saindo do forno”, profetiza. A estimativa dele é que hoje as vendas de passagens de ônibus representam 30% do total. O percentual pode chegar a 50% em dois ou três anos. “O rodoviário cresceu bastante com o aumento dos preços do transporte aéreo”, avalia.  

Além da DeÔnibus, disputam esse mercado a ClickBus, Buson e Quero Passagem. A Buser também tem seu marketplace. Os sites representam 60% das passagens de ônibus vendidas online. A estimativa de Breno é que a DeÔnibus responde por 15% do mercado. Hoje ela oferece opções de 300 viações diferentes, cobrindo 80% do território nacional.

A equipe da companhia conta com 45 pessoas. De acordo com Breno, em 2023 ela registrou o melhor desempenho desde sua criação, em 2012, com Ebitda positivo pelo segundo ano consecutivo. O fundador não abre o valor receita. O último dado público é de 2022, quando o volume de vendas foi de R$ 150 milhões. Na época, a DeÔnibus tinha a ambição de chegar a R$ 1 bilhão em um prazo de cinco anos, impulsionada pela união com a Fretamais.

Better together

Com a integração à Travelier, Breno não se arrisca a apresentar nenhuma meta em termos de valores, mas conta o que plano é fortalecer a operação dentro do Brasil, e também oferecer opções internacionais, facilitando a vida de quem viaja para fora. A Travelier tem cinco marcas que atuam em 120 países da Ásia, Europa, América Latina, EUA e África. Há dois anos ela tinha comprado a Plataforma 10, na Argentina. O mesmo vai acontecer para viajantes estrangeiros que queiram se deslocar de ônibus por aqui.

Além dos marketplaces que atendem consumidores no modelo B2C, a Travelier tem duas empresas que desenvolvem tecnologias para empresas de transporte, o que abre uma oportunidade de expansão de receitas da DeÔnibus no B2B. Nascida em 2017, a companhia já levantou R$ 500 milhões e fez seis aquisições.

Breno conta que a aproximação com o grupo começou antes da pandemia, quando a DeÔnibus estava em processo de avaliar seus próximos passos. “Crescer rápido envolveria uma estratégia de M&A e para o tamanho do cheque que a gente precisaria você conta na mão os fundos que podem fazer. E no mundo há três empresas querendo criar esse Booking.com do rodoviário”, diz ele. O plano não era simplesmente trazer dinheiro, mas achar um parceiro estratégico para o negócio.

As conversas esfriaram, por razões óbvias, mas com as coisas voltando ao normal, o Brasil se tornou um mercado interessante para elas, por ser o terceiro maior mercado rodoviário do mundo. Por volta do meio do ano passado as conversas amadureceram por conta da possibilidade de liberdade e aproveitamento de sinergias. “Só faria sentido dar um passo desses se fosse bom para a empresa e para os investidores”, diz. O conflito com o Hamas chegou a colocar o negócio em dúvida por parte dos brasileiros, mas não houve atraso na negociação.      

A DeÔnibus nasceu em 2012 como Brasil by Bus e em 2014 ganhou seu nome atual. Ela foi parte da primeira turma de aceleração da ACE – na época ainda chamada de Acceleratech. Em novembro de 2021 ela levantou R$ 4 milhões em dívida e equity. A parte de equity foi liderada pela GVAngels, que colocou seu cheque máximo, de R$ 1,5 milhão.