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Como a IA conversacional pode virar o jogo da sua estratégia de vendas

IA conversacional pode acelerar o ciclo de vendas e ajudar a escalar o time de marketing e vendas. Saiba mais

Foto: Canva
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*Juliano Braz é CRO na Blip

Nós, que atuamos com tecnologia, sabemos que a adoção de Inteligência artificial nas empresas é um caminho sem volta, independentemente do setor. Em casos de uso que vem amadurecendo nos últimos dois anos, ela deixa de ser uma opção inovadora para ser mandatória. Assim como diversas áreas, a IA conversacional também se coloca como grande aliada do planejamento comercial.

E nesse momento estratégico, que muitas empresas divulgam os resultados do ano que passou para abrir o novo ciclo, falar sobre IA pode ser o impulso que faltava para tornar 2024 um ano de grande evolução nas vendas.

Antes de explicar como a IA conversacional pode ajudar na missão de crescer e melhorar resultados, proponho uma breve passagem pelo conceito. Essa tecnologia aplica a inteligência artificial em produtos que usam tecnologias que permitem aos computadores entender e responder conversas humanas em tempo real. Se você já interagiu com o ChatGPT sabe exatamente do que eu estou falando.

Agora pensando em vendas, o modelo padrão mais tradicional de chatbot, que não usa IA conversacional, é orientado por uma trilha de decisões em que há um fluxo de opções pré-construído. Ao interagir com um chatbot nesse modelo, o usuário vai seguir esse caminho. Mas se surgir uma dúvida que não foi implementada previamente, receberá uma resposta como ‘não entendi a pergunta’ e a sessão poderá acabar sem ter a dúvida respondida ou será repassada para um atendente humano. Essa modalidade funciona muito bem em diversas situações, mas a experiência do usuário pode ser ainda melhor.

Ao adotar a IA conversacional em um contato inteligente, é possível conseguir uma experiência superior, um diálogo mais próximo das conversas que temos com outra pessoa, sem necessariamente estar em contato com um ser humano 100% do tempo. E isso é muito precioso.

Existem duas frentes fundamentais que a IA conversacional pode fazer toda a diferença – acelerando o ciclo de vendas e ajudando a escalar o time de marketing e vendas.

No ciclo de vendas

Quando se trabalha com um modelo mais padrão, o chatbot consegue atender, reconhecer intenções limitadas e responder sobre essas intenções no cenário que é implantado na árvore de decisão. Já com a IA conversacional, o canal conversacional consegue reconhecer mais intenções e responder a mais dúvidas dos usuários. É possível também que a inteligência da ferramenta acesse o histórico de conversa com aquele usuário e, assim, saber melhor sobre como atendê-lo. Isso ajuda bastante no processo de qualificação de leads, principalmente. Além disso, quando o canal não apresenta IA conversacional, é mais comum não haver atendimento 24 horas por dia ao direcionar o potencial cliente para falar com um humano.

Tal tecnologia consegue falar com as pessoas o tempo inteiro, respondendo às dúvidas e simulando essas conversas de forma mais humanizada, ao passo que um agente fala com uma pessoa de cada vez. Um contato inteligente que usa IA conversacional interage com milhões de pessoas ao mesmo tempo. Isso é um trunfo no ciclo de vendas, especialmente pela etapa de qualificação de leads no topo do funil. Ou seja, atua-se 24 horas por dia de forma altamente eficiente.

E vai além. O uso desse tipo de IA possibilita um reconhecimento de intenções e um mapeamento mais sofisticado. Assim, o agente de IA pode entender qual é a hora certa de encaminhar um usuário para o atendimento de um vendedor humano. Ele também extrai atributos dessa conversa que ajudam a enriquecer o perfil do lead e entregar interações super personalizadas.

Para escalar equipes

As lideranças sempre buscam extrair mais potencial dos times, principalmente nos menores, que têm resultados mais desafiadores. Normalmente, quando um potencial cliente chega ao contato inteligente e começa a interagir com a marca pela primeira vez, as perguntas costumam ser semelhantes. E as perguntas que fazemos para poder qualificar o lead também são muito parecidas. Taí um uso nada eficiente do tempo da nossa equipe de vendas, dedicada a conversar com essas pessoas, seguindo o mesmo script.

Colocar esse fluxo de trabalho no controle da IA conversacional é um modo de otimização dessa etapa inicial de interação. Mas também pode-se adotar IA para aumentar a produtividade dos novos vendedores.

O mercado trouxe um modelo em que a IA trabalha junto com pessoas para capacitar as equipes e ajudar a administrar melhor o tempo, de forma a conseguir focar naquilo que vai trazer mais resultados.

Ele possibilita uma força de marketing e vendas 24 horas, sete dias por semana com uma operação que não é humana, mas entrega uma experiência muito boa para quem estiver interagindo no canal conversacional.

A evolução não para. Um modelo rodando em versão Beta traz sugestões de respostas rápidas, dentro do contexto da conversa, para os atendentes aprovarem. Com uma funcionalidade de resumo de conversa, é possível ter uma contextualização super rápida para aquele agente do que o cliente já conversou, já interagiu com a marca e o que se sabe sobre ele. Uma solução de qualificação de leads ajuda os vendedores a priorizar os atendimentos com base no calor da qualificação automática por meio de IA dos leads.

E se ainda há dúvidas sobre o investimento em IA conversacional, mais um argumento: uma ferramenta, também em versão Beta, que usa uma base de conhecimento, consegue responder às perguntas dos usuários de forma inteligente, e assertiva, liberando tempo para a equipe de vendas focar nos desafios de perguntas que já estão caminhando de forma mais profunda no funil. Os novos clientes vão se deparar menos com aquela resposta de não entender e terão uma satisfação maior graças a um atendimento rápido, fluido e personalizado.

Já estão chegando no mercado novas ferramentas de AI que contemplam marketing para atrair leads, engajar e reter clientes; ferramenta de venda para aumentar a conversão; ferramenta de atendimento para fazer o pós-venda, tirar dúvida ou até mesmo fechar a venda consultiva. É só o começo. Agora me diga se 2024 pode, ou não, ser o seu ano da eficiência?

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