Healthtechs

Com rodada de £ 29 milhões, MANUAL foca no Brasil

Segundo marca especializada em produtos masculinos, Brasil é o 2º maior mercado, atrás somente da Inglaterra

Manual Saúde
Manual Saúde. Foto: divulgação

Desde que aterrissou no Brasil em 2021 com a compra da startup brazuca Toni Saúde, a MANUAL, startup britânica de produtos masculinos (contra a queda de cabelo, por exemplo), se manteve constante em investimentos no mercado daqui. E segundo destacou a healthtech britânica ao anunciar uma nova rodada de investimentos, ela deve continuar a fazer isso.

Segundo reportou o site britânico Sifted, a MANUAL levantou £ 29,2 milhões (cerca de R$ 213 milhões), junto a investidores existentes como Felix Capital e Cherry Ventures, assim como novos acionistas como a Octopus Ventures. Com a nova injeção de capital, a startup já soma mais de £50 milhões em aportes.

Conforme destacou a MANUAL em nota enviada ao Startups, o investimento também será para intensificar sua presença no mercado brasileiro, que hoje já é o segundo maior da companhia, ficando atrás apenas da Inglaterra, país onde ela foi fundada em 2018.

“Continuaremos a usar este capital para investir em resultados de saúde ainda melhores para nossos pacientes, ao mesmo tempo em que aumentamos nosso investimento em tecnologia e aceleramos nossa expansão pelo Brasil, que ainda tem uma operação pequena com espaço para crescer”, diz Rodrigo Brunetti, country manager da MANUAL no Brasil, em nota enviada ao Startups.

Aliás, Rodrigo Brunetti era o fundador da Toni Saúde, startup que a MANUAL adquiriu em 2020 para iniciar suas operações no país, misturando a venda de medicamentos com o suporte de especialistas via telemedicina, uma abordagem semelhante ao que outras marcas locais como a Omens também oferecem.

O foco inicial da empresa foi nos tratamentos anti-calvície, mas desde então ela expandiu suas linhas de tratamento, adicionando também produtos para o tratamento de insônia, disfunção erétil e, mais recentemente, produtos para a redução de peso utilizando a droga GLP-1, popularizada em outros produtos como o Wegovy e Ozempic.

“Vimos uma oportunidade de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde num vasto mercado onde, fora das grandes cidades, o acesso aos cuidados de saúde é limitado”, diz o fundador e CEO da MANUAL, George Pallis, em entrevista ao Sifted. “Desde então, expandimos para todo o país”, completou o executivo, ao falar sobre planos para o Brasil com a nova rodada.

“Nosso foco é proporcionar resultados significativos em saúde, combinando cuidados excepcionais com soluções tecnológicas que capacitam as pessoas a assumir o controle do seu bem-estar”, finalizou Rodrigo, em comunicado.