Além da Faria Lima: Nubbi quer faturar R$ 15 mi com cursos profissionalizantes online

Quebrar os paradigmas do ensino online através de uma abordagem humanizada e acessível. Essa é a missão da edtech mineira Nubbi, que criou o conceito de “Ensino Sem Distância” (ESD) para aproximar o aluno do conteúdo transmitido por meio de tecnologia robusta e metodologia própria de ensino.
A startup foi fundada em 2018 na charmosa cidade de Poços de Caldas pelo CEO Marcus Lemos, além de Gabriel Tatibana e Cláudio Almeida. Nascida a partir de um bootstrap de R$ 600 mil de Marcus e Cláudio (cada um investiu R$ 300 mil), a Nubbi quer resolver, por meio da educação profissionalizante, o limbo daqueles que não terminaram o ensino médio ou não cursaram uma universidade.
“Nosso primeiro desafio como startup foi mostrar que o ensino profissionalizante pode ser de qualidade e capacitar as pessoas para poderem trabalhar em empresas, mesmo sem uma graduação. A ideia é que o aluno termine o curso conseguindo exercer uma atividade profissional, saindo do subemprego”, afirma o fundador.
Marcus conta que sua mãe foi uma grande inspiração para a criação da metodologia de ensino lúdico, com conteúdo visualmente agradável e não somente focado na técnica. Professora de escolas públicas em áreas violentas, ela usava brincadeiras e jogos no dia a dia para promover um aprendizado mais leve.
Atualmente a edtech impacta mais de 3 milhões de pessoas por meio de sua plataforma, a Leveduca. Nela, o estudante tem acesso a 220 cursos profissionalizantes, sendo 20 deles gratuitos. De acordo com Marcus, na compra avulsa (cujos preços variam de R$ 99 até R$ 2 mil), os cursos mais vendidos são os relacionados à elétrica e automação industrial.
Também é possível ser assinante da Leveduca, com planos de R$ 29,90 e R$ 59,90, os quais dão acesso a mais conteúdos e dispõem de serviços adicionais como mentoria, grupos de discussão, etc.
Todo conteúdo, gravação das aulas e publicação na plataforma é feito pelo time da edtech, formado por 64 pessoas. Ainda este ano, a Nubbi pretende acrescentar mais cursos na plataforma em parceria com universidades e outros players.
Quando contratada por uma empresa, a Nubbi faz o licenciamento de plataforma educacional para capacitação dos colaboradores com a possibilidade de inserir conteúdos desenvolvidos pela própria organização ou a criação de conteúdos sob demanda.
“Começamos agora a traduzir nossos conteúdos que possuem mais assinantes para o espanhol e inglês por meio de uma equipe de tradutores. Mais pra frente iremos traduzir todos os cursos disponíveis, via inteligência artificial”, conta Marcus.
Em conversas com alguns fundos, a Nubbi deve fazer sua primeira rodada de captação ainda este ano: uma série A entre R$ 10 milhões e R$ 20 milhões pela participação de 10% a 15% na empresa. Com a startup tracionada, o aporte será usado para produzir mais conteúdo e ganhar escala, ou “colocar mais gasolina no foguete”, nas palavras de Marcus.
“Crescemos numa margem de 60% ao ano. Em 2021 vendemos R$ 9 milhões, este ano a expectativa é de saltar para R$ 15 milhões”, afirma. A meta, digamos mais agressiva, segundo ele, é de faturar R$ 50 milhões até 2024.
Há alguns meses, a Nubbi passou a contar com um novo sócio, não da área de educação, mas da música. Jorge Barcelos, da dupla sertaneja Jorge & Mateus, será embaixador da marca e vai investir R$ 1 milhão em esquema de permuta pelo uso de imagem e dos conteúdos desenvolvidos por ele para a startup.
O músico, que foi professor de história e geografia antes da fama, já tinha um curso online na plataforma da Nubbi em que compartilha sua rotina de trabalho e entrevista especialistas no cenário musical. Sua entrada na edtech deve motivar a abertura de novos cursos online, além de atrair ainda mais alunos.
A startup possui hoje 80 mil alunos pessoa física em 11 países. Já no mercado B2BC, são mais de 3 milhões de usuários.
Assista ao pitch da Nubbi no canal do Startups no YouTube:
Jornalista com 11 anos de experiência no mercado de TI corporativa dedicados à apuração e produção de reportagens sobre tecnologia, negócios, finanças e carreira, incluindo a cobertura de eventos internacionais. Tem passagens por veículos e empresas de mídia de destaque do segmento, como TI Inside e IT Mídia.