Aumentar o time comercial não irá necessariamente fazer com que as empresas vendam mais. É fundamental contar com profissionais de vendas que exerçam um papel mais estratégico, com conhecimento no modelo de negócio e munidos de diversas skills. Só que o desafio, principalmente para as empresas de tecnologia, está em encontrar bons vendedores, que tenham o “fit” ideal.
Tal dificuldade foi sentida por Gustavo Salles quando passou pela área comercial de várias startups do Sudeste antes de fundar a catarinense SalesHunter. Ao perceber que o desafio em encontrar bons vendedores era comum entre as empresas pelas quais passou, enxergou uma oportunidade para empreender.
“Falava para um dos meus sócios: se a gente conseguir criar um serviço focado em recrutar profissionais de vendas B2B e mostrar para uma startup que tá crescendo toda a minha experiência e o que eu sei fazer pra chegar lá, ela vai confiar em mim e vai me pagar”, conta Gustavo em conversa com o Startups para a série Além da Faria Lima.
Foi para atender esse nicho que, em 2019, Gustavo se juntou a mais dois sócios e deu vida à HRTech, inicialmente como uma consultoria, e hoje especializada no recrutamento e treinamento de vendedores SaaS e B2B por meio de plataforma própria.
De Chief Revenue Officer (CRO) ao time de SDRs, a SalesHunter já contribuiu para a construção da máquina de vendas em quase 800 empresas. Dimensa (adquirida pela Totvs), Kwai, Sankhya, Blip, Neogrid e Tractian foram algumas das startups atendidas pela empresa catarinense no ano passado, quando faturou R$ 2 milhões.
Treinamento de SDRs
Além de entregar às empresas clientes um “cardápio” com candidatos finalistas para as posições de vendas (do júnior até o sênior) que mais se encaixam no que elas procuram, a HRTech também oferece em sua plataforma um programa de formação de SDRs, profissionais que atuam no pré-venda, estratégicos na hora de gerar maiores possibilidades de conversão de leads.
“Nosso curso de 55 horas de treinamento intensivo já formou 200 SDRs para o mercado e empregou mais da metade desse total. Pensando em ajudar mais gente em maior escala, as matrículas para o curso serão gratuitas a partir deste ano. Depois que os profissionais forem aprovados, lucramos ao cobrar uma taxa de contratação dos alunos pelas empresas”, explica Gustavo. Segundo ele, é uma via de mão dupla: para crescer a receita da startup, tem que crescer as contratações.
Por falar em crescimento, em quatro anos de atuação, o faturamento da SalesHunter expandiu quase 10 vezes, de R$ 250 mil, em 2020, para R$ 2 milhões, no ano passado. Um ponto interessante aqui é que quase 20% da receita da startup de Florianópolis vem de projetos feitos com empresas de fora do Brasil, em países como Estados Unidos, México, Israel e Austrália.
Para 2024, a HRTech trabalhará focada em chegar aos R$ 3 milhões de faturamento e formar mil talentos para o mercado de tecnologia por meio de seu curso para SDRs e empregar mais de 500 deles. “Também queremos investir no aprimoramento de nossa plataforma, com uso de inteligência artificial para aplicar fluxos mais inteligentes na busca por candidatos. A ideia é criar uma espécie de Tinder do SDR, fazendo o match entre profissional e empresa de uma forma ainda mais ágil e eficaz”, finaliza o executivo.