*Rodolfo Reis é CEO da WeClever
Entre os dias 06 e 09 de agosto, fiz as malas e parti para Las Vegas, onde tive a honra de participar do Ai4 – Artificial Intelligence Conferences 2023, evento global referência em inteligência artificial repleto de insights, inovações e inspirações. Com a participação de milhares de empresas de todo o mundo, mais de 160 palestras e muito networking, o evento ofereceu uma visão abrangente da IA, abordando temas vitais e emergentes. Somando todas as edições desde 2018, o Ai4 é responsável por unir até o momento mais de 10 mil pessoas apaixonadas por tecnologia.
Por aqui, entendemos que participar dessa edição nos permitiria enxergar com ainda mais clareza as tendências do setor e como podemos melhorar nossas entregas. Ainda leio muitos afirmando que IA não é mais novidade e que não há nada novo sendo apresentado. O evento veio para provar que isso é completamente errôneo.
Ao longo dos três dias que estive por lá, observei as diversas tendências de setores que já estão sendo impactados positivamente pela IA. O tema “futuro da humanidade” merece destaque. Esta área provocou uma reflexão profunda sobre a ética, responsabilidade e o papel da IA na sociedade. A palestra “Next Generation Innovation: A Responsible Road Map For AI” proferida por Joann Stonier, VP da Mastercard, foi particularmente relevante, explorando as possibilidades e riscos da IA, mantendo a ética e a responsabilidade no centro da conversa.
A IA no setor de Recursos Humanos foi um tópico quente, com discussões sobre automação de recrutamento, análise de desempenho, gestão de talentos e treinamento. Palestrantes destacaram como a IA pode tornar o RH mais eficiente e personalizado. Com destaque para a palestra do Sal Khan, fundador e CEO da Khan Academy, que discutiu o potencial da IA para transformar a educação na sua palestra “Harnessing AI For Education So All Students Benefit”. Ele abordou planos para usar a IA para potencializar, além de apoiar no processo de aprendizagem entre alunos e professores.
No varejo, Sunanda Parthasarathy, Head of Data Science na Dick’s Sporting Goods, compartilhou histórias de sucesso em sua palestra “Maximizing The Power Of ML/AI In Business & Retail”, mostrando como maximizar o valor do investimento em aprendizado de máquina e IA para impulsionar o crescimento. Observei análise de risco, automação de processos bancários e detecção de fraude. Diversos palestrantes destacaram como a IA está mudando a maneira como interagimos com dinheiro.
Ainda, outros segmentos me chamaram atenção, como IA na indústria e no governo, por meio de análises que vão prosperar na saúde pública, segurança e educacional, além de outras tomadas de decisões extremamente importantes.
Não estamos vivendo uma bolha, não é um movimento que vai passar. Falar de IA de forma geral logo passará, mas não as inovações no assunto. As empresas estão se perguntando como vão subir isso dentro da sua infraestrutura que já está em ação. As possibilidades são infinitas, mas ainda muito inicial. Quando começou a internet, por exemplo, o primeiro protocolo foi o “www”, então se acessava e tinha uma página, depois vieram um monte de UDP e streaming. Quanto tempo demorou para surgir um streaming quando já existia a internet e o protocolo?
É exatamente o que está acontecendo dentro da inteligência artificial. Minha passagem pelo Ai4 foi uma das experiências mais fundamentais da minha carreira. Cada área revelou uma dimensão única e vital, mostrando seu poder, promessa e potencial. O futuro da IA é brilhante e multifacetado, e este evento foi um testemunho de que não tem caminho de volta.