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Como integrar tecnologia e RP na construção de uma reputação sólida para sua empresa

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A reputação é o ativo mais valioso de qualquer organização. Mas, no caso das startups, que precisam de financiamento desde o primeiro dia, isso é ainda mais importante. Estudos do RepTrak Institute revelam que uma reputação sólida pode gerar confiança, credibilidade, visibilidade e oportunidades de negócios para 90% dos clientes, o que indica que uma comunicação não gerenciada pode afastar não apenas clientes, como também investidores, parceiros e talentos.

Mas como construir uma reputação sólida? Não basta ter um produto perfeito, é preciso comunicar de maneira eficaz e garantir que a mensagem esteja alinhada na outra ponta, e isso, só as Relações Públicas fazem por uma marca.

As Relações Públicas – ou PR – são responsáveis por planejar e executar ações de comunicação e relacionamento que visam criar e manter uma imagem crível da empresa junto aos seus stakeholders e podem envolver desde o desenvolvimento de uma identidade visual e verbal até a realização de eventos, pesquisas, campanhas, patrocínios e ações de responsabilidade socioambiental.

A Mention, primeira PRTech da América Latina, por exemplo, propõe uma dinâmica de comunicação estratégica para profissionais, empresas e startups dos mais diversos segmentos, como jurídico, educacional, RH, saúde e logística, apenas para citar alguns. A busca por diferentes caminhos e soluções que colaborem para que seja desenvolvida de maneira assertiva e eficaz a construção da reputação das empresas que procuram pelo serviço da startup é um dos principais focos da equipe.  

Fundada em 2022 por especialistas em Relações Públicas, marketing e tecnologia, a empresa oferece para todos os seus clientes, a automatização na criação de textos, organização de eventos e negociação de entrevistas por meio de duas principais estratégias: o relacionamento frequente com públicos de interesse e a repetição de mensagens-chave. Dessa forma, a startup alinha seus interesses de divulgação com os clientes, define o modo como eles se comunicam, filtra os veículos de grande alcance interessantes para cada empresa e, a todo momento, reforça a reputação das marcas com transparência para os jornalistas.

Diferentemente da assessoria de imprensa ou de qualquer agência de Relações Públicas que atua no mercado hoje, na América Latina e que atua baseada em processos tradicionais, a Mention caminha para um mercado que prioriza o software de serviços para a PR, unindo o dinamismo e precisão da tecnologia ao conhecimento dos especialistas do segmento. Com isso, por meio de uma plataforma que integra a agilidade na produção de textos, o monitoramento das etapas pelos clientes, a negociação frequente com veículos relevantes e o disparo massivo de materiais, a PRTech permite que, por meio do uso de tecnologia, sua equipe automatize processos repetitivos de pesquisa de mercado e produção de texto, além de desenvolver processos personalizados de acordo com as reais necessidades do cliente. 

Muitas empresas se atrapalham quando tentam, por si só, fundamentar o seu negócio sem divulgar informações claras ou cases de sucesso. Portanto, para que isso não aconteça, é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados em Relações Públicas, que podem ajudar as marcas a se posicionarem no mercado, ou com a mistura inevitável da inovação tecnológica com o PR, que personaliza ainda mais a experiência de cada cliente e potencializa equipes para um mercado completamente novo, que eleva ainda mais as chances de competitividade no setor.

A Mention trouxe para o mercado uma nova forma de fazer RP e essa inovação indica que a tecnologia integrada ao setor de PR aprofunda a relação de identificação dos clientes com o seu público-chave, por meio da personalização de cada conteúdo produzido, de cada pesquisa ou análise encontrada, da sugestão de novas ideias e da identificação de tendências interessantes para cada negócio. Todos esses pontos juntos, trabalhando em sincronia, ajudam a construir a reputação da empresa perante diferentes públicos e fortalece o posicionamento tanto das marcas, quanto de seus fundadores e porta-vozes perante a imprensa. 

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