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Ética corporativa: para onde caminha o mercado de compliance?

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O avanço das pautas ESG (sigla, em inglês, para ambiental, social e governança corporativa) impulsionou ainda mais o desenvolvimento de programas de compliance nas empresas, que estão diretamente ligados à letra ‘G’ da sigla. Cada uma das letras representa uma questão atrelada à operação da empresa, que deve ser mensurada como forma de gerar impactos mais positivos.

A ideia de que o profissional de compliance só direciona esforços para mitigar riscos estratégicos e remediar a ocorrência de irregularidades ficou para trás há muito tempo. 

Segundo os decretos mais recentes da Lei Anticorrupção, o programa de compliance tem como objetivo fomentar e manter uma cultura de integridade nas organizações por meio de alguns esforços específicos.

Para que esse trabalho seja feito, a área agora assume ainda mais responsabilidade na comunicação das boas práticas esperadas internamente. As novidades na regulamentação deixam clara a importância de destinar os recursos adequados para o funcionamento do programa – o que abre caminho para a discussão sobre o que é um programa que, de fato, funciona. 

Na prática, é necessário que as diretrizes do programa sejam revisitadas com recorrência para que assim ganhem eficiência. A menção no decreto reforça a responsabilidade da área em realizar comunicações periódicas sobre o programa de compliance dentro das empresas, não se limitando apenas a treinamentos padrão. Essa é uma forma de garantir a adesão das pessoas colaboradoras a uma cultura de conformidade no dia a dia de trabalho, de forma orgânica. 

Canal de denúncias

Para isso, a existência de um canal de denúncias é essencial e vai além de uma ferramenta para envio de relatos. Na hora de escolher e contratar a empresa fornecedora, é preciso um olhar criterioso. 

A plataforma deve ser um ambiente de comunicação que garanta a segurança que as pessoas que fazem os relatos precisam: anonimato, confidencialidade e política de não retaliação. Além disso, é essencial que a solução tenha como funcionalidade o acompanhamento em tempo real do andamento das denúncias.

Os canais de denúncias são capazes de apoiar a comunicação do programa de compliance, uma vez que funcionam como um termômetro para que a área faça o diagnóstico de pontos de necessidade de melhoria e direcione uma atuação mais próxima.

Dessa forma, a ferramenta permite que o compliance tome conhecimento de quais pontos podem ser reforçados. As diretrizes podem até ser melhor comunicadas quando a empresa fornecedora do canal de denúncias oferece serviços adicionais, como a realização de treinamentos internos e a produção de materiais educativos para as equipes.

O comprometimento da alta direção, tanto na implementação quanto na execução diária do programa, também é essencial. A construção de uma cultura de conformidade precisa acontecer desde C-levels até cargos de entrada, com todas as pessoas colaboradoras. 

Em um mercado cada vez mais exigente e atento em relação às responsabilidades das empresas, é hora de as empresas se aliarem à tecnologia para criar ambientes de trabalho cada vez mais seguros e bem sucedidos.

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