O neobanco Neon anunciou Fengming Wang como novo diretor de dados (Chief Data Officer, ou CDO). O executivo vai liderar a área diretamente do Vale do Silício, onde está localizada sua base de trabalho, e será responsável por ampliar o trabalho em larga escala de dados do unicórnio de soluções financeiras, proporcionando uma experiência cada vez mais customizável.
“Desde o último ano temos realizado contratações de profissionais de alto conhecimento e profundidade técnica e vasta experiência em grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício. Buscamos investir em áreas como engenharia de dados em larga escala, data science, distributed systems e machine learning para criar produtos que melhoram a experiência do cliente e sejam personalizados”, diz o CTO da Neon, André Madeira, em nota.
Nascido na China e radicado nos EUA desde os 5 anos, Fengming iniciou sua trajetória profissional no Google em 2010, com a missão de gerenciar o machine learning e inteligência de dados do Google Offers. O profissional também contribuiu para a análise de dados de negócios dos anúncios gráficos que apoiam as tecnologias de big data do Google, como F1, Spanner, Dremel, Millwheel. Ao currículo, soma-se 4 anos de experiência no Airbnb, onde Fengming atuou como engenheiro sênior de software. Ele era responsável por liderar esforços de engenharia para o crescimento da plataforma no Oriente.
“Compor uma equipe global de profissionais renomados permite que a Neon seja referência para a indústria no espaço de tecnologia e inovação. A crescente diversidade de talentos nos permite desenvolver soluções financeiras eficientes e justas, mais alinhadas com as necessidades de nossos clientes, tornando-nos referência em tecnologia e inovação. Também estamos estimulando uma mentalidade tecnológica moderna para o mercado nacional”, acrescenta André.
A Neon tem feito diversas movimentações estratégicas para a área de tecnologia. Em novembro, a companhia contratou 6 profissionais referências no Vale do Silício. Antes disso, a startup já tinha anunciado a chegada de André Madeira como novo diretor de tecnologia, e outras 2 movimentações para trazer Carlos Carvalho, que até então atuava como head de tecnologia, como diretor de engenharia, e Giovani Brioni Nunes, ex-iFood e C6 Bank, como gerente de arquitetura e tecnologia.
Em fevereiro de 2023, no entanto, o Startups apurou que a fintech cortou 9% da força de trabalho, chegando a mais de 130 pessoas. A fintech confirmou os cortes, alegando que foram “ajustes necessários” para fazer frente aos desafios macroeconômicos deste ano.