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Apesar de ser uma das maiores empresas de tecnologia do país – e que vinha investindo em novas frentes para seu negócio – a Totvs ainda não tinha entrado pra valer na arena do e-commerce. Bem, não tinha feito isso até agora: a RD Station acabou de firmar uma parceria com a Shopify, um dos principais players globais do segmento, e agora está pisando no campinho ocupado pela VTEX e Tray (da Locaweb).

Segundo destacou a RD em nota em seu site, a parceria tem como foco manter a liderança da empresa em soluções de marketing digital e vendas no país, expandindo o portfólio para a frente de ferramentas de e-commerce. “Queremos, assim, seguir na liderança em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil”, destacou a companhia, em comunicado.

Para já atacar a sua base existente, a companhia anunciou uma oferta transacional que integra o Shopify a duas plataformas da Totvs: o RD Station Marketing, que agregará novas funcionalidades voltadas para clientes do comércio digital, e a Tallos, solução de marketing e vendas conversacional que a companhia comprou no ano passado.

Para Juliano Tubino, CEO da RD Station, a parceria é um marco para a companhia, que expande o mercado endereçável e atende uma demanda latente. “O e-commerce está crescendo rapidamente, com previsão de dobrar o faturamento nos próximos dois anos, e na RD ele já é o segundo segmento que mais utiliza e engaja com as soluções que oferecemos”, diz Juliano, que mal chegou na firma e já está causando ondas. Em março deste ano, ele deixou o cargo de VP de Business Performance da Totvs para ocupar a cadeira do fundador Eric Santos no comando da RD.

Ao se alinhar com a Shopify, a tacada da RD no campinho do e-commerce já começa gigante. Nos EUA, a empresa é uma das líderes de mercado, com uma receita de US$ 5,6 bilhões em 2022, uma alta de 21% frente aos resultados do ano anterior. Ela está presente no Brasil desde 2018, mas não obteve sucesso em expandir sua base no país, devido a dificuldades de adaptação de sua ferramenta ao mercado nacional.

Para ajudar neste desafio, a RD afirmou que pretende criar uma futura rede de agências parceiras especializadas na implementação e otimização das soluções da Shopify.

Pega fogo, cabaré

O site Baguete lembrou de uma fofoquinha interessante sobre o histórico da Shopify no Brasil: em março de 2021, a Locaweb pagou pagou R$ 9,8 milhões para comprar a Samurai Experts, uma companhia paulista fundada em 2019 que afirmava ser a maior parceira da plataforma de comércio eletrônico Shopify na América Latina.

De acordo com o site especializado em TI, a intenção da Locaweb foi a de migrar a base da Shopify para o Tray, sua plataforma própria de comércio online, tanto que o comunicado da compra foi feito de forma bastante discreta, deixando de lado qualquer menção à concorrente.

Com a RD entrando na cena, o cenário se torna outro para a Shopify. Debaixo do guarda-chuva da Totvs, a Shopify pode contar com o poder de fogo para fazer as adaptações e atacar o mercado de forma mais assertiva, alinhada com a presença de mercado que a plataforma de marketing da RD já possui.

Vale lembrar que em março de 2021 a Totvs desembolsou a bolada de R$ 1,86 bilhão para comprar a RD Station, superando uma oferta que a própria Locaweb fez pela scale-up catarinense, que tinha sido de R$ 1,5 bilhão. Viram o detalhe? Tanto as compras da RD Station pela Totvs quanto a Samurai pela Locaweb ocorreram em março de 2021. Mera coincidência?

Na cabeça da VTEX

Segundo as fontes ouvidas pelo Startups, apesar de todo o histórico entre Totvs e Locaweb, a competição Shopify versus Tray não chega a ser um combate direto. Segundo eles, a plataforma da Locaweb tem um foco maior em comércios de pequeno porte, enquanto a Shopify já tem um sistema mais robusto para atender operações de médio e grande porte.

Neste caso, então, a concorrência vai para cima de outro grande player nacional, a VTEX. Com uma carteira carregada de grandes clientes, a VTEX abriga os sistemas de e-commerce de mais de 2,4 mil marcas, dentre os quais estão Carrefour, Colgate, Motorola, Heinz e Mattel. Com isso, a empresa soma mais de 3,2 mil lojas on-line ativas em 38 países, atendendo modelos B2B, B2C e marketplace. Em 2020, a companhia se tornou unicórnio, e em 2021 ela abriu capital na New York Stock Exchange (NYSE).

Vale lembrar que a situação não está fácil para ninguém, o que fez a VTEX demitir cerca de 200 pessoas – cerca de 11% do quadro – no ano passado. Segundo a companhia, a decisão foi tomada de forma estratégica para estruturar a organização a fim de crescer com eficiência.

“Na VTEX (a pancada) é na cabeça”, afirmou uma das fontes ouvidas pelo Startups, perguntada sobre o impacto causado pelo movimento da RD e da Totvs ao juntar forças com a Shopify. Enfim, a novela está só começando, então aguardemos os próximos capítulos.

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