Quando um empreendedor brasileiro pensa em internacionalizar seu negócio, o primeiro destino que vem à mente como opção são os Estados Unidos, certo? Pois então é hora de recalcular a rota estrangeira e também considerar o Canadá como destino para internacionalizar sua startup.
Foi o que ressaltou Rodrigo Sotto Maior, CEO e cofundador da Lakehouse Immigration, empresa especializada no processo de imigração e obtenção do visto canadense. Durante seu painel no Palco Startups, no segundo dia da Gramado Summit 2024, Rodrigo destacou os principais atrativos que o país norte-americano oferece para empreender.
“São muitas as portas que o Canadá abre para o empreendedor expandir seu negócio globalmente. Primeiro que o país tem uma economia forte e estável, além do governo oferecer incentivo com verba para pesquisa e desenvolvimento, recrutamento, viagens a trabalho, etc. Ademais, o ecossistema de inovação do Canadá é punjante e lá o empreendedor tem acesso a mais de 50 países via 14 tratados de comércio”, detalhou.
O Canadá também possui um programa que lhe dá a oportunidade de empreender e morar no país com um valor de investimento acessível, comparado com o visto de business dos EUA. O ‘Canada Business Start-up Visa’ é um programa de incubação e aceleração de ideias que tem se popularizado entre empreendedores brasileiros, pelos benefícios não só ao negócio como à sua família – qualidade de vida, acesso à educação e saúde pública, e a receptividade a imigrantes são alguns dos atrativos.
Vale destacar que o visto canadense para empreendedores está entre os vistos com maior índice de aprovação e não requer um investimento mínimo para ser aprovado. E mais, ainda segundo Rodrigo, não há a necessidade da startup ter um investidor canadense para obter seu visto canadense. “Temos clientes que dois meses após a incubação já fecharam contratos no país”, diz ele.
No entanto, alguns critérios são considerados. A startup que deseja se estabelecer no Canadá precisa ser inovadora, não somente no sentido de ter uma tecnologia, mas demonstrar o seu impacto positivo à sociedade canadense. Outras exigências são a geração de emprego e competir em escala global, ou seja, levar o nome do Canadá mundo afora.