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Em um movimento estratégico para se consolidar no B2B e reforçar sua comunidade de mulheres diversas, a HRTech Se Candidate, Mulher! acaba de anunciar o seu reposicionamento no mercado. Com a mudança, a empresa passa a atuar sob a marca Plure, acompanhada de uma nova identidade visual, rodada de investimento e novidades de produto. As notícias foram adiantadas com exclusividade ao Startups e comunicadas ao mercado nesta segunda-feira (31) em um evento exclusivo.

Fundada em 2020 no B2C, a Se Candidate, Mulher! vinha direcionando seus esforços para o B2B desde o ano passado, quando levantou sua primeira rodada, no valor de R$ 1,2 milhão, com o objetivo de oferecer produtos e serviços para empresas e conectá-las com mulheres profissionais de diferentes áreas do mercado. Segundo Jhenyffer Coutinho, CEO e fundadora da startup, apesar das oportunidades de atuar no business-to-business, o negócio vinha enfrentando algumas barreiras para se consolidar no setor.

“Nascemos com foco no consumidor final e era muito fácil para as mulheres entenderem o nosso trabalho. Mas quando fizemos a virada para o B2B percebemos alguns problemas relacionados à nossa marca e ao nosso posicionamento. As empresas demoravam muito para entender que tínhamos soluções para o B2B”, diz Jhenyffer, em conversa exclusiva com o Startups. Os desafios começavam já no próprio nome “Se Candidate, Mulher!”, que falava diretamente com as profissionais e não com as corporações.

Além de promover ações de atração, recrutamento e seleção de mulheres nas empresas, a companhia oferece capacitação para as profissionais se candidatarem nas vagas de emprego que desejarem. Desde o início, o objetivo foi incentivar, encorajar e capacitar qualquer mulher em busca de oportunidades de trabalho. No entanto, com o tempo as fundadoras perceberam que esse posicionamento também não estava tão claro para as candidatas.

“Para nós que estávamos dentro do negócio, era óbvio que a SCM tinha soluções para todos os tipos de mulheres, incluindo profissionais negras, LGBTQIA+, com deficiência, mães, com mais de 50 anos, entre outras. Mas vimos que, mesmo essas mulheres reconhecendo a nossa marca, não se enxergavam como parte dela. Então, tínhamos a necessidade de mudar tanto para as empresas entenderem que somos B2B quanto para as candidatas perceberem que atendemos todas as mulheres, não só a padrão normativa.”

A partir de agora, o negócio passa a se chamar Plure, reforçando o compromisso de conectar mulheres plurais às empresas. “A Se Candidate, Mulher! não deixa de existir por completo, mas este passa a ser apenas o nome da nossa comunidade de talentos. Como empresa, somos Plure. Nossa expectativa é alavancar muito mais o trabalho que já vínhamos fazendo para fincar de fato nossa bandeira no mercado corporativo e diversificar a base de mulheres”, diz a CEO.

Recepção do mercado

“Sabemos que algumas pessoas serão pegas de surpresa e estamos preparando o ambiente para isso. Acho que para as empresas é mais fácil entender o objetivo da mudança. Nosso maior cuidado tem sido com as mulheres, para entendam que nosso propósito não muda e que elas seguem fazendo parte disso tudo. Estamos justamente melhorando o nosso trabalho, trazendo mais empresas para beneficiar as profissionais, e reforçando um posicionamento que sempre esteve ali, mas não estava claro”, afirma Jhenyffer.

São mais de 10 mil mulheres só na plataforma SCM Academy, que reúne informações sobre mentoria e carreira para prepará-las para processos seletivos em todo o país. “Estamos trabalhando a mudança internamente há cerca de 1 mês, preparando nossa comunidade para que entenda as mudanças”, explica a CEO. Segundo Jhenyffer, muitas mulheres definiram o novo momento da companhia como “acolhedor”, após serem introduzidas à nova identidade visual e de comunicação da Plure.

A notícia também foi bem recebida entre os investidores. “Quando contamos sobre o reposicionamento, eles viram o movimento como uma maturidade da gestão e do negócio”, afirma. Em seu 1º aporte, a HRTech recebeu investimentos do pool Ladies da Bossanova Investimento, investidoras-anjo da rede Sororitê e investidores independentes.

Nos próximos meses, as marcas Plure e Se Candidate, Mulher! vão se correlacionar até que, aos poucos, a Plure se sobressaia no mercado e a SCM vire apenas a comunidade das mulheres. O processo de transição deve levar cerca de seis meses.

Virada de chave

Atualmente, 80% da receita da startup vem das empresas e 20% das profissionais. “Nossa intenção é ser 100% B2B para que as mulheres não precisem pagar por absolutamente nada do que consomem, nem para entrar na comunidade”, explica Jhenyffer.

Uma das metas com a última rodada, anunciada em setembro de 2022, era justamente entregar o protótipo do produto B2B em seis meses. Em um modo de guerrilha, revisando as metas, estratégias e o planejamento estratégico, a companhia conseguiu entregar o protótipo na metade do tempo previsto. A versão alfa do produto foi disponibilizada para um grupo de 26 empresas, das 100 que se inscreveram para participar da fase de testes.

“De dezembro a março, tivemos muitos aprendizados. Ainda bem que não lançamos aquela versão, pois percebemos que faltava muita coisa”, reconhece a CEO. A startup passou os últimos três meses ajustando a plataforma, e a nova versão do Portal de Vagas & Talentos acaba de ser lançada com três opções de planos corporativos (R$ 99/mês, R$ 399/mês e um valor sob consulta), a depender do tamanho da empresa e a quantidade de contratações que ela faz por ano. “Não é apenas uma vitrine onde a empresa publica as suas vagas. Ela também consegue acessar toda a comunidade de talentos da SCM”, explica Jhenyffer.

Para escalar o Portal de Vagas e Talentos, a HRTech acaba de abrir uma nova rodada de captação, com a expectativa de levantar R$ 1,5 milhão. Com o aporte, a Plure, que na última rodada foi avaliada em R$ 8 milhões pós-money, salta para um valuation de R$ 15 milhões. 

Segundo a CEO, a startup já tem cerca de 30% do capital comprometido. “Felizmente, na 1ª captação tivemos uma grande demanda por parte dos investidores. Acreditamos muito no potencial do nosso SaaS e nos lugares que ele vai chegar, então nosso objetivo com a nova rodada é dar escala para o Portal de Vagas e Talentos, o que vai proporcionar um aumento na nossa receita anual em 50% em 2024 e 100% em 2025”, pontua.

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