Literatura

Edu Lins: "Não é na busca desenfreada pelo dinheiro que você vai ser feliz"

Cofundador da Movile lança livro para empreendedores e renda será destinada a pessoas em situação de extrema pobreza

Leitura: 4 Minutos
Eduardo Lins, autor do livro 'Inquietação Empreendedora', durante voluntariado
Eduardo Lins, autor do livro 'Inquietação Empreendedora', durante voluntariado na Tanzânia (Imagem: Divulgação)

Propósitos de vida mudam, às vezes drasticamente. Isso se vê na história de Eduardo Lins, ex-CEO da Wavy, cofundador da Movile (dona de grandes empresas como iFood e Sympla) e agora voluntário em causas humanitárias e autor do livro ‘Inquietação Empreendedora’.

Em entrevista ao Startups, o executivo contou que chegou a um patamar da vida em que estava no auge profissional, mas não se sentia feliz com a vida que levava e resolveu virar voluntário em causas humanitárias da ONG (Organização Não Governamental) Karimu.

“Eu tinha 700 funcionários em mais de 10 países e uma empresa de US$ 18 bilhões de valor na época, e aí eu percebi que eu não estava feliz”, relembra, complementando que chegou a comprar um carro Tesla do modelo mais caro da época. “Não tem comparação a minha emoção e a minha felicidade do dia que eu comprei o Tesla comparado ao dia que eu desci na Tanzânia pela primeira vez”, complementa.

Do auge profissional ao voluntariado

Eduardo Lins sempre se sentiu atraído por causas humanitárias. Motivado pela religião católica, chegou a voluntariar em comunidades, trabalhos sociais e orfanatos — situações que moldaram sua personalidade.

Filho de uma mãe professora de matemática, Lins fez publicidade na ESPM e computação na Unicamp (as duas ao mesmo tempo, em duas cidades diferentes). “Abri a minha primeira startup quando ainda estava na faculdade. Quebrei duas vezes, então eu sou o exemplo típico do empreendedor brasileiro que quebra, fica devendo, compromete patrimônio pessoal, tem que trabalhar três turnos”.

“Eu tive que começar a dar aula numa universidade no interior de São Paulo para fazer uma grana, porque eu não ganhava nada da empresa”, recorda, dizendo que somente na terceira empresa (a própria Movile) que as coisas começaram a dar certo.

O executivo chegou a ter milhões de dólares em opções de ação da empresa, podendo, até mesmo, se aposentar. Mas mesmo estando no auge da sua carreira profissional, não se sentia feliz com aquela vida. “Não é na busca desenfreada pelo sucesso, não é na busca desenfreada pelo dinheiro que você vai ser feliz”, aponta.

Foi aí que o empreendedor de sucesso resolveu usar seus dons para “ajudar quem precisa”, tanto empreendedores, quanto quem vive sob pobreza extrema.

Inquietação Empreendedora, por Eduardo Lins

Foi nesse contexto que Eduardo Lins resolveu apostar na escrita. O executivo (e agora escritor) escreveu o livro ‘Inquietação Empreendedora’, que retrata o drama de empreender no Brasil. Na obra, Lins dá dicas de como montar um negócio de sucesso, trazendo oito grandes passos para escalar sua empresa.

O autor mencionou que decidiu doar 100% do seu lucro com o livro para a Karimu. “Eu quero que esse livro venda muito, porque cada livro vendido é um pouco de dinheiro que está indo diretamente para o projeto da Karimu lá na pobreza extrema da África. Se a gente conseguir vender 3 mil livros na pré-venda, eu já entro na lista de best-seller e aí cria um awareness maior”, diz.

Já é possível adquirir o livro na pré-vinda clicando aqui. Para incentivar a compra neste período, Eduardo Lins dará 30 dias de acesso ilimitado a seu acervo de aulas da Empower Business School.

O livro chega às principais livrarias nacionais no dia 10 de junho.