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Depois do sucesso do IPO da Arm, mais uma empresa volta a aguçar o apetite dos investidores por esse tipo de oferta. A Instacart, empresa de entrega de alimentos, fixou ontem (18) o preço de suas ações em US$ 30 cada para sua oferta pública inicial, no topo de sua faixa esperada, levantando US$ 660 milhões.

A empresa sediada em São Francisco conseguiu vender 22 milhões de ações, de acordo com um comunicado. A Instacart e os acionistas existentes haviam oferecido as ações entre US$ 28 e US$ 30, uma faixa que foi aumentada após a Arm subir 25% em sua estreia no mercado de ações na semana passada, protagonizando o maior IPO do ano.

As ações da empresa começaram a ser negociadas nesta terça-feira (19) na Nasdaq, em Nova York, 43% acima do IPO na estreia, segundo a Bloomberg. Os papéis foram negociados a US$ 42 cada, depois de serem vendidos a US$ 30 no topo de uma faixa comercializada para levantar US$ 660 milhões. As ações subiram 31%, para US$ 39,21, às 13 horas em Nova York, dando à empresa sediada em São Francisco um valor de mercado de US$ 10,9 bilhões.

Ao preço do IPO, a startup agora tem uma avaliação totalmente diluída de US$ 13 bilhões. No entanto, o valor é significativamente abaixo de sua última rodada de captação de recursos privados em 2021, que avaliou a empresa em US$ 39 bilhões. Na época, a companhia aproveitou o fechamento de lojas devido à pandemia para surfar em uma onda de crescimento.

E agora, Sequoia e Andreessen?

Quem não deve estar muito feliz com o valor da precificação das ações da Instacart, que lhe renderam um valuation de US$ 13 bilhões, são as gestoras Sequoia Capital e Andreessen Horowitz.

Ambas, que investiram US$ 50 milhões cada na Instacart em 2021, podem sofrer um grande golpe com o IPO. O resultado é mais de 75% abaixo do que os fundos aportaram. Naquela época, a Instacart vendeu ações a US$ 125 por unidade para uma avaliação de US$ 39 bilhões. 

A Sequoia é o maior investidor da Instacart, com uma participação de 15% em uma base totalmente diluída. As 400.000 ações que adquiriu em 2021 são uma pequena parte das 51,2 milhões de ações que possui. No total, a empresa investiu cerca de US$ 300 milhões em uma participação que valeria mais de US$ 1,5 bilhão no topo da faixa.

*Notícia atualizada às 15h10

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