A seca nas ofertas públicas iniciais (IPOs) de ações atingiu o mundo inteiro, mas pesou principalmente nas empresas chinesas, que em meio às tensões geopolíticas do país com os Estados Unidos, reduziram drasticamente as estreias nas bolsas americanas. No entanto, pode ser que esse cenário esteja começando a mudar.
A WeRide, startup chinesa de veículos autônomos, está se preparando oficialmente para uma oferta pública nos EUA, cerca de um ano depois que a China começou a flexibilizar sua proibição de IPOs estrangeiros. Segundo informações do TechCrunch, a empresa busca um valuation de até US$ 5,02 bilhões na estreia.
O anúncio vem três meses depois que a fabricante de carros elétricos chinesa Zeekr realizou um IPO bem-sucedido na Bolsa de Nova York (NYSE), com valuation de aproximadamente US$ 6,8 bilhões. Na ocasião, as ações da companhia foram negociadas inicialmente a US$ 21 e encerraram o primeiro pregão a US$ 28,26, em uma alta de 34,6%. Atualmente, porém, os papéis estão sendo negociados abaixo dos US$ 15, em uma queda de quase 50%.
Com o IPO, a WeRide espera levantar cerca de US$ 100 milhões, podendo ser um volume ainda mais alto. A empresa está oferecendo 6,45 milhões de American Depositary Shares (ADSs) a uma faixa de preço de US$ 15,50 a US$ 18,50 por ação.
A WeRide havia entrado com um pedido confidencial para abrir capital nos EUA em março de 2023. Em sua última rodada, a empresa atingiu um valuation de US$ 5,11 bilhões, de acordo com dados do PitchBook. No entando, a startup não conseguiu captar mais capital privado desde 2022, destaca o TechCrunch, lembrando que os cheques do venture capital diminuíram. Se a WeRide quiser crescer e permanecer competitiva, precisará acessar os mercados públicos, diz o site.
Com licenças para operar na China, nos Emirados Árabes Unidos e em Singapura, a WeRide também tem autorização para testar veículos com e sem motorista na Califórnia, e está realizando testes ativamente em San Jose. Além de uma operação de robotáxi acessível ao público, a WeRide está trabalhando em um robobus sem motorista, um robovan (para entrega de mercadorias), além de um robosweeper, para limpeza de ruas.