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Depois de comemorar contratações em 2022, Cobli faz demissões

No ano passado, a logtech se orgulhou de estar na contramão das demissões do mercado. Agora a realidade mudou

Cobli demissões
Cobli demissões. Crédito: divulgação

No ano passado, enquanto diversas startups viviam uma dura realidade de fazer demissões em seus quadros de colaboradores, a logtech Cobli estava orgulhosa de estar na contramão. Com um cheque do SoftBank no caixa, a empresa chegou a comemorar na imprensa que não tinha parado de contratar – e que ia contratar centenas de funcionários entre 2022 e 2023. Corta para maio deste ano e a realidade mudou: a Cobli acabou de fazer uma rodada de demissões.

Segundo uma lista colaborativa que circula nas redes, cerca de 26 pessoas foram dispensadas pela logtech, o que corresponde a 6,5% do quadro da companhia, baseado no último número oficial de colaboradores da startup (400 funcionários).

De acordo com as informações da planilha, os cortes afetaram principalmente áreas como as de vendas, produto e tecnologia.

Procurada pela reportagem do Startups, a Cobli confirmou os cortes, apesar de não dar maiores informações sobre o número de pessoas dispensadas, nem se os funcionários teriam algum tipo de compensação adicional ao serem desligados. Segundo pontuou a companhia em nota, o foco é, neste ano, continuar sua expansão e ajudar o sucesso de seus clientes.

“Para atender a este planejamento, a empresa revisitou sua estrutura organizacional e está promovendo alguns ajustes, entre eles desligamentos cujos recursos serão destinados a contratações em áreas alinhadas com a visão da companhia”, explicou a Cobli em comunicado.

Fundada em 2017 por Parker Treacy e Rodrigo Mourad, a Cobli recebeu um aporte de R$ 250 milhões em 2021, em uma rodada liderada pelo SoftBank, com a participação de Qualcomm Ventures, NXTP Ventures, Fifth Wall e Valor Capital. A startup está presente em todos os estados do Brasil e oferece soluções para ajudar a reduzir custos, potencializar a produtividade e cuidar da condução segura do motorista, da conformidade operacional e melhorar a experiência do cliente final.