A PlurieBR, startup especializada em soluções de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEI&P) para empresas, deu um passo importante para fortalecer sua atuação no ambiente corporativo. A empresa anunciou o lançamento de seu mais novo serviço, o Diversidade as a Service (DaaS), que promete transformar a forma como as organizações abordam essas questões fundamentais.
O modelo foi desenvolvido para empresas que reconhecem a importância da diversidade, mas ainda não possuem uma estrutura interna dedicada a essa área. Para isso, a PlurieBR realiza um diagnóstico completo da empresa, identificando as lacunas, oportunidades e ações necessárias para avançar em diversidade e inclusão. Com base nos resultados, a startup aloca um profissional qualificado para atuar como líder de diversidade, que atuará de forma terceirizada responsável por planejar, implementar e gerenciar ações e metas de DEI&P.
Segundo Laura Salles, CEO e fundadora da PlurieBR, o Diversidade as a Service pode ser um modelo bastante vantajoso para empresas menores ou com restrições orçamentárias, criando oportunidades reais para que elas implementem práticas robustas de DEI&P. Por isso, o produto é focado em companhias com até mil colaboradores que ainda não possuem áreas definidas de diversidade e inclusão.
“O objetivo não é que os times de D&I sejam demitidos e substituídos por um serviço terceirizado”, afirma Laura, em entrevista ao Startups. “O Diversidade as a Service surge como uma forma de ajudar as empresas a começarem a investir na área, testando práticas e avaliando os resultados para que depois possam expandir o time e as iniciativas neste setor”, explica.
“Em um momento de retração e incertezas de mercado, ao invés de contratar uma consultoria e montar um time completo de DEI&P do zero, as empresas podem começar de uma outra forma, contratando um especialista terceirizado que já trabalhou com diversidade e passou pela seleção da PlurieBR, com todo o nosso apoio e a nossa expertise. Ter inicialmente um escopo menor para, com o tempo, ampliar isso no futuro”, destaca a executiva.
Ela acrescenta que a proposta é acelerar os times trazendo ações estratégicas e resultados tangíveis na área de diversidade. O profissional alocado, além de criar e revisar políticas internas, deverá garantir que essas práticas estejam em total sintonia com a cultura e os objetivos da companhia, adaptando as ações de forma personalizada conforme as especificidades de cada cliente. Assim, as empresas poderão atrair e reter talentos diversos, estimular a criatividade e a inovação e fortalecer sua marca empregadora.
Potencial de mercado
O serviço de Diversidade as a Service chega para complementar o carro-chefe da companhia, que desenvolveu uma plataforma de software as a service (SaaS) dedicada à gestão de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento. A solução reúne dados detalhados em tempo real sobre a demografia, maturidade de DEI&P e senso de pertencimento dos colaboradores, oferecendo análises e benchmarks do setor, além de orientações práticas, treinamentos e conteúdos para construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e engajado.
Fundada em 2021, a startup atende grandes clientes como Google, Pwc e Santander, embora a maior parte da base seja formada por empresas de 500 a 3 mil colaboradores. Com o lançamento do Diversidade as a Service, a PlurieBR amplia o seu modelo de atuação, com uma nova fonte de receita e encontrando outras formas de impactar o mercado com suas iniciativas.
A companhia está fechando os primeiros clientes para o novo serviço, e espera ter um case de sucesso em breve. A expectativa é ter pelo menos 20 empresas nos próximos 12 meses como clientes do Diversidade as a Service. A startup opera hoje com um time de nove pessoas, e conta com uma rede de 40 consultores associados e uma comunidade de 15 mil pessoas impactadas por suas soluções.
Logo no início das operações, a PlurieBR recebeu o primeiro aporte, no valor de R$ 600 mil, mas desde então cresce com recursos próprios. “Estamos nos preparando para fazer uma rodada pré-seed no início de 2025”, diz Laura. A projeção para o próximo ano é faturar pelo menos R$ 6 milhões, além de expandir o time e a rede de consultores.