Fintech

Festpay levanta aporte para ser a fintech das cantinas escolares

Com R$ 1,8 milhão da Investidores.vc, startup quer crescer de seis a oito vezes em um nicho ainda pouco explorado

Marco Epelman (CEO) e Igor Moura (COO), fundadores da Festpay | Foto: divulgação
Marco Epelman (CEO) e Igor Moura (COO), fundadores da Festpay | Foto: divulgação

Levar uma plataforma de gestão e automação de pedidos e pagamentos para as cantinas escolares. Parece uma proposta bastante nichada, mas segundo a fintech Festpay, é um mercado com um grande potencial a ser explorado – e a Investidores.vc está apostando na ideia, aportando R$ 1,8 milhão na startup.

O investimento foi realizado por 61 investidores do pool da gestora, e será utilizado pela Festpay para acelerar sua máquina de vendas, fortalecer a marca junto a mais instituições de ensino e aprimorar a tecnologia já desenvolvida pela companhia, fundada antes da pandemia pelos sócios Marco Epelman (CEO), Igor Moura (COO) e Fernando Terra (CTO).

Segundo destacou Marco, em entrevista ao Startups, a Festpay foi criada originalmente como uma solução de pagamentos para ambientes de alto fluxo e eventos, uma solução concorrente com nomes como a Zig, por exemplo. Entretanto, ao atender eventos escolares, a fintech viu nas escolas e nas suas cantinas uma oportunidade de explorar um segmento próprio.

“Nossa proposta é simplificar essa dinâmica com uma solução plug & play, integrada às máquinas de cartão já existentes nos estabelecimentos. Com funcionalidades como recarga antecipada, controle de estoque, QR Code, pulseiras RFID, realizamos transações em até 12 segundos, eliminando filas e garantindo mais organização e eficiência para as escolas”, destaca o CEO.

Depois de pivotar, a companhia já somou mais de R$ 1 milhão em transações nas cantinas atendidas, e com o investimento o plano é aumentar esse volume em até 20 vezes. Em termos de clientes, a companhia espera ampliar sua base em seis a oito vezes até o fim de 2026, atendendo mais de 250 mil alunos.

“Temos mais de 42 mil escolas particulares no país, e apenas 2% a 3% das cantinas nestas instituições usam algum tipo de solução tecnológica para gerir seus pedidos e pagamentos”, pontua Marco.

Fintech de experiência

Segundo Amure Pinho, fundador da Investidores.vc, o apelo da Festpay no mercado de cantinas escolares vai além das vantagens de pagamento e de gestão para quem vende. Segundo o investidor, é uma plataforma que melhora a experiência do aluno e dos pais que usam o aplicativo e carteira digital para ter mais controle sobre o que os filhos consomem.

Além disso, para Amure e Marco, a recente discussão sobre a proibição de celulares durante o horário escolar também chegou como um possível impulso para a plataforma, já que ela utiliza outros meios de pagamento e retirada de pedidos, como cartão e pulseira RFID conectados à carteira digital.

“Tem cantinas que hoje já se adaptaram para totens de atendimento e nem tem mais o caixa físico, utilizando pessoas somente para entregar os pedidos”, explica o CEO da Festpay.

“O mercado de cantinas escolares está em crescimento, mas existe um desafio no lado dos pais em garantir que seus filhos consumam melhores opções e paguem por isso de forma prática. A Festpay chegou na gente com um produto pronto para atacar essa necessidade. Tinha muita empresa derrapando para fazer suas soluções segmentadas para cantinas, e eles já tinham uma solução robusta, devido a experiência no setor de eventos”, finaliza Amure.