A Liga Ventures é conhecida por muitos pelos seus estudos e levantamentos sobre o ecossistema de startups. Entretanto, a parte de inteligência de mercado é apenas uma das coisas que ela faz. Para endereçar esse “ruído” na forma em que a Liga Ventures é vista, ela resolveu anunciar um novo posicionamento, agora atuando como uma consultech.
De acordo com o CMO e cofundador da Liga Ventures, Guilherme Massa, o plano com o novo posicionamento é o de colocar a empresa como um player de inovação aberta de ponta a ponta para as grandes corporações, reunindo dados, consultores especializados e adoção de tecnologias avançadas como inteligência artificial para entregar resultados.
“Sabemos da importância de acompanhar as tendências e entender todas as possibilidades oferecidas pelo mercado, e essa mudança reflete nossa evolução e o compromisso em oferecer consultoria de um modo único, como um verdadeiro parceiro estratégico para nossos clientes. Nossa expectativa é continuar transformando empresas e pessoas por meio da inovação, conectando negócios e parceiros ao que há de mais avançado e disruptivo no ecossistema de startups”, conta Guilherme, em nota.
Em conversa com o Startups, Guilherme ressaltou que a Liga quer impulsionar frentes estratégicas como a de Educação e Cultura da Inovação, assim como aprofundar a atuação com seus projetos de inovação aberta em grandes empresas. Segundo ele, muitas corporações têm gaps em seus processos de inovação aberta.
“Em diversos casos, a empresa faz o desafio, desenvolve a POC com as startups selecionadas, mas a dificuldade vem nas etapas seguintes. Queremos ser esse parceiro de inovação aberta para dar o apoio na fase de rollout também”, pontua Guilherme.
Fundada em 2015, a Liga realizou desde então projetos de inovação aberta com centenas de grandes marcas, tais como Porto Seguro, Mondelez, Sem Parar e Sicredi, Guilherme pontua que o trabalho ainda está no começo.
“Agora como uma consultoria de inovação baseada em tecnologia, estamos melhor posicionados para preparar empresas para o futuro, conectando-as com o ecossistema em seus desafios de inovação”, pontua.
Em seu portfólio, a Liga soma uma base de mais de 62,7 mil startups, mais de 4 mil desafios mapeados e mais de 2,8 mil matches realizados com a ajuda da plataforma Startup Scanner, além de cuidar de transações e investimentos em startups por meio da Liga ADVISIA, joint-venture da Liga com a boutique de M&A Advisia Investimentos.