Inteligência artificial

Hora de monetizar? Google começa a pôr ads no meio da sua IA

Big tech tem o desafio de combinar IA com seu maior "ganha-pão" - no caso, seu motor de buscas - sem canibalizar um modelo vencedor

Google. Foto: Canva
Google. Foto: Canva

Em meio a todo o hype em torno da inteligência artificial, inclusive com rodadas astronômicas como a da OpenAI que foi divulgada essa semana, questões sobre como uma tecnologia cara como a IA generativa vai se monetizar, o Google já está colocando em prática algumas formas de como fazer isso. Essa semana, a companhia de Mountain View está implementando ads no AI Overviews, colocando propagandas em meio às suas respostas geradas por IA para os usuários.

Segundo reportou o site The Information, a novidade é uma mudança há muito tempo planejada pela big-tech, em um esforço para criar uma nova fonte de receita, misturando seus recentes avanços em IA com seu maior “ganha-pão” – no caso, seu motor de buscas.

Em seu blog, a empresa deu exemplos de como suas respostas geradas por IA já podem incluir anúncios. “Se alguém pesquisar como remover uma mancha no jeans, o Google responderá com um resumo de várias opções junto com anúncios de compras de removedores de manchas”, disse Shashi Thakur, vP de anúncios do Google, no post.

Segundo analistas, o novo modelo de monetização de ads com IA vai ser um bom teste para ver como o Google vai incorporar respostas de IA generativa e anúncios em seu sistema de buscas, ao mesmo tempo em que tem o desafio de não canibalizar o modelo tradicional de ads, que em 2023 rendeu US$ 238 bilhões para a companhia.

“Esse anúncio era inevitável e continua a tendência do Google desenvolver tendências de conversação às custas da pesquisa clássica”, disse o analista da Forrester Research, Nikhil Lai. “Os anunciantes estão dando de ombros e se adaptando a essa forma de monetizar comportamentos de pesquisa, mas os consumidores não se atualizaram tão rápido.”

Enquanto isso, os anunciantes sabem que o negócio principal do Google é pesquisa e publicidade – pra ser mais preciso, a empresa detém 90% do share quando o assunto é buscas. Para eles, a maneira mais óbvia para o Google monetizar AI Overviews é por meio de links patrocinados, ele continuou.

Enquanto outros provedores de pesquisa de IA, como a Perplexity AI, estão lançando produtos para competir no domínio do Google quando se trata de pesquisa, a big tech ainda detém quase 90% do mercado de pesquisa em todo o mundo. “O que estamos vendo é que o volume geral de consultas está aumentando no Google, Reddit, TikTok, Bing e Perplexity. Mas nenhum mecanismo está tirando participação do outro”, disse Lai.

A competição existe, e outros nomes estão se apresentando para o combate na arena dos motores de busca, como a Perplexity and a própria OpenAI, que está testando protótipos de um motor de busca – o seu SearchGPT. Ambos também estão testando alternativas de publicidade e monetização para estes sistemas de busca.

“O fato de eles estarem se preocupando em continuar lançando novos recursos, adicionando anúncios à experiência do AI Overviews, sugere que, a longo prazo, eles ainda sentem que talvez a maior ameaça à sua posição atual como o gigante das buscas do mundo, seja a IA generativa”, disse Damian Rollison, diretor de insights de mercado da SOCi, uma fornecedora de tecnologia de marketing de IA, em um post no LinkedIn.