
A brasileira Eve Air Mobility, unicórnio que surgiu dentro da Embraer, ganhou uma nova concorrente no desenvolvimento de veículos aéreos elétricos de decolagem vertical, mais conhecidos como eVTOLs. Trata-se da israelense AIR, que acaba de levantar uma Série A de US$ 23 milhões para escalar sua produção em Israel e avançar na expansão aos Estados Unidos.
A rodada foi liderada pela Entrée Capital, com participação do investidor Dr. Shmuel Harlap, que já apoiava a empresa. Desde a entrega do seu primeiro eVTOL de carga no final de 2023, a AIR já garantiu mais de 2.500 encomendas de sua aeronave AIR ONE, e planeja entregar 15 eVTOLs de carga este ano.
Fundada em 2017, a AIR levantou sua rodada em um momento positivo do mercado para esse segmento nos EUA. Recentemente, o presidente Donald Trump emitiu ordens executivas promovendo o desenvolvimento de drones domésticos e eVTOLs, enquanto a Federal Aviation Administration (FAA) aprovou a Modernização da Certificação de Aeronavegabilidade Especial (MOSAIC), que regulamenta os eVTOLs enquanto aeronaves esportivas leves (LSA).
Em julho, a AIR anunciou a inauguração de sua nova fábrica em Israel, com capacidade para montar simultaneamente até seis aeronaves, o que permitirá acelerar os prazos de entrega de modelos como a AIR ONE, de dois lugares, e as versões não tripuladas voltadas ao transporte de carga.
Apesar dos investimentos, a startup israelense terá que competir com empresas locais como a Joby Aviation e a Archer Aviation, que já têm parcerias com companhias aéreas para seus serviços de táxi aéreo, além da Beta Technologies, que já tem contratos militares para testar as capacidades de reconhecimento e logística de suas aeronaves.
A própria Eve, que tem ações negociadas na Bolsa de Nova York desde 2022, também tem entre seus investidores a United Airlines, e assinou acordo para compra de até 400 aeronaves eVTOL da companhia brasileira.
Em junho deste ano, a Eve assinou uma Carta de Intenção (LOI) com a Future Flight Global para a possível aquisição de até 54 eVTOLs, com foco nos mercados do Brasil e dos Estados Unidos.