A Voke, plataforma de locação de equipamentos de informática no modelo Hardware as a Service (HaaS), anunciou recentemente um investimento na Renov, startup que usa inteligência artificial para avaliar o valor comercial de smartphones, tablets e computadores usados. O valor do aporte não foi divulgado, mas, segundo comunicado enviado ao mercado, foi feito por meio do contrato de mútuo conversível, no qual o investimento é convertido em participação societária.
“O valor do investimento não é relevante, e a Voke terá o direito de, no futuro, converter o investimento numa participação acionária minoritária”, diz o comunicado, que acrescenta: “A operação reforça a estratégia de crescimento da Voke para o varejo digital e físico nos próximos anos, existindo uma grande sinergia entre a atuação da Renov de captação de equipamentos no varejo, e da Voke na revenda de equipamentos de TI seminovos”.
A parceria com empresas que oferecem sinergia aos negócios da Voke tem sido uma estratégia utilizada pela empresa para crescer. Ao todo, a companhia já realizou oito aquisições, sendo quatro apenas neste ano.
Fundada em 2023 por Matheus Mundstock e Ismael Kolling, a Renov realiza um trade-in de produtos seminovos para a compra de produtos novos, fazendo com que o consumidor se torne mais propenso a aumentar o ticket da compra.
“Facilitamos e simplificamos todo o processo de troca. Além da tecnologia e agilidade, não exigimos que o consumidor entregue caixas ou acessórios. Muitas vezes, ele não saiu de casa pensando em colocar seu produto usado na troca, mas ao aceitar a oferta da loja, observamos um aumento de 20% no ticket médio de compra e uma taxa de vendas de serviços agregados, como garantias e seguros, superior a 70%”, comenta Ismael.
Para Rene Almeida, co-CEO da Voke, a parceria com a Renov apresenta uma “sinergia perfeita” para fortalecer sua presença na revenda de equipamentos seminovos de tecnologia por meio de sua vertical de varejo.
“A parceria com a Renov reforça nosso compromisso por um modelo de negócios mais sustentável e circular. Compartilhamos os mesmos valores e propósitos, com um foco claro na promoção da circularidade e no impacto positivo ao meio ambiente. A tese de investimento por trás dessa aliança é a construção colaborativa do melhor programa de trade-in de equipamentos de informática no Brasil, algo que está diretamente alinhado à nossa estratégia de expansão no varejo digital e físico”, diz o executivo.