fbpx
Compartilhe

A Growjo divulgou a sua lista anual das empresas com maior índice de crescimento no mundo, e para a lista de 2022 quatro empresas brasileiras figuram no Top 1000: Condoconta, Voltz, Unico e Olist. Além disso, um dado curioso: uma “vitória” argentina na lista foi dada para o Brasil. A Nuvemshop, empresa que surgiu da “hermana” Tiendanube, aparece no ranking como uma menção brazuca.

Para montar seu listão, que vai até 10 mil nomes, a Growjo compila dados de receita, análises de concorrentes, número de colaboradores e taxa de aumento no quadro de funcionários, captação de investimentos e valor de mercado, também levando em consideração os ramos de atuação de cada empresa.

Baseada nestas contas, as brasileiras ficaram bem distribuídas dentro do top 1000. A catarinense Condoconta ficou na 173ª colocação, seguida pela pernambucana Voltz em 578º lugar. Já a unico, de São Paulo, pegou o posto número 649 e, fechando a participação brasileira entre os mil, a paranaense Olist ficou em 761º. A Nuvemshop, que aqui vamos também considerar brasileira, já que a sua principal operação está em terras canarinhas, ficou na 219ª posição.

Um pouco mais sobre cada empresa

Primeira brasileira na lista, a Condoconta registrou um crescimento de 441% segundo o levantamento da Growjo, com uma receita acumulada de US$ 12,4 milhões no ano. Além disso, a startup de Florianópolis ficou em 56º lugar no ranking de crescimento do segmento fintech, ancorada em suas soluções financeiras para administrações de condomínios.

Já a recifense Voltz é um nome quente no mercado automotivo brasileiro, com a fabricação de motos elétricas. Fundada pelo CEO Renato Villar, a empresa já foi chamada de “Tesla Brasileira” e, segundo a Growjo, tem uma receita anual de US$ 39,6 milhões e uma taxa de crescimento de 234%. Na lista só de empresas do setor automotivo, a Voltz está em 10º lugar.

Representando São Paulo, a unico e sua solução de autenticação de identidade representa também o Brasil no quesito inteligência artificial, ficando em 22º na lista da Growjo para o segmento. Pelo levantamento, a Unico registrou uma receita anual de US$ 81,4 milhões e um crescimento de 177%.

Fechando o time das 100% brazucas vem a curitibana Olist. Outra que também vem num crescente buzz no país, a desenvolvedora de soluções para marketplace teve uma taxa de crescimento de 88%, segundo aponta a Growjo. Quanto ao faturamento, o ranking mostra que a startup fechou o último ano com US$ 189 milhões em receita.

Para não dizer que não falamos da Nuvemshop

Ok, ok, vamos falar da Nuvemshop – ou Tiendanube. Mas só pra deixar bem explicado: fundada em Buenos Aires em 2011, e com o argentino Santiago Sosa como CEO, a empresa de e-commerce e marketplace foi listada como brasileira no ranking da Growjo, que colocou São Paulo como a operação-sede da companhia. Não deixa de ser verdade, já que a maior operação da marca na América Latina é realmente no Brasil, e sua matriz foi transferida recentemente para a capital paulista.

Desde o ano passado, depois de um aporte de US$ 500 milhões em uma rodada liderada pelos fundos Insight Partners e Tiger Global Management, a Nuvemshop se tornou um dos novos unicórnios do mercado nacional, chegando a um valuation de US$ 3,1 bilhões. No levantamento da Growjo, a Nuvemshop registrou um crescimento de 191%, embora valores de receita anual não sejam revelados.

LEIA MAIS