fbpx
Compartilhe

A carioca inChurch, plataforma de tecnologia para igrejas, vai expandir sua operação para fora do Brasil. Fundada em 2017 pelos publicitários Pedro Franco e Sydney de Menezes, a startup atende mais de 30 mil igrejas (a maioria evangélicas) em 23 países, mas, até agora, não tinha estabelecido uma sede própria no exterior. O local escolhido para o 1° escritório internacional foi Orlando, nos EUA.

Na verdade, quem está de malas prontas é o seu braço educacional UninChurch. Criada no ano passado para apoiar igrejas na capacitação de seus colaboradores e voluntários, a plataforma de ensino oferece cursos, mentorias, programas e treinamentos nas áreas de comunicação, gestão, liderança e tecnologia. O encarregado pelo conteúdo e pelo comando da unidade de negócio é Javier Casademunt, também diretor e professor associado da escola de negócios espanhola ESADE Business School.

“Em nossa estratégia de internacionalização, queremos levar primeiro a educação, com a UninChurch, para depois levar a tecnologia (a inChurch)”, revelou Sydney em conversa ao Startups. Segundo ele, como a Flórida é um espelho para o mundo, a ideia é fazer barulho em vários países. Fora que muitos pastores brasileiros passam suas férias lá, mais uma oportunidade para capacitá-los também na gringa.

Foto do Pedro Franco e Sydney de Menezes, fundadores da inChurch - Startups
Pedro Franco e Sydney de Menezes, fundadores da inChurch

A expansão conta com o apoio de parte dos R$ 5 milhões levantados em 2021. O aporte veio de um seed liderado pela Smart Money Ventures, clube de investimentos em startups de Fábio Póvoa (co-fundador da Movile) e de César Bertini (ex-MC1). Antes disso, em 2018, a inChurch já tinha sido abençoada com um investimento anjo de Pedro Moll, filho do fundador da Rede D’Or.

Além do Brasil, as soluções da inChurch também são usadas na Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Comores, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália, Japão, Níger, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai. 

Fé na era digital

A plataforma criada por Sydney e Pedro consiste em aplicativos, sites, totens de autoatendimento (para doações, pedidos de oração, etc) e máquinas POS. O objetivo é otimizar os processos e gestão do dia a dia das igrejas e, desta forma, potencializar a comunicação com seus membros.

Com um aplicativo, por exemplo, o membro pode acompanhar notícias, assistir vídeos, consultar a agenda de programações da igreja e se inscrever nos eventos, acessar a Bíblia em formato digital, dentre outras possibilidades.

Após aumentar, no ano passado, em 182% a quantidade de usuários da plataforma, para mais de 700 mil, em 2022 a projeção é de alcançar 2 milhões de cadastrados. Segundo Pedro, o número deve ser atingido já nos próximos meses, quando devem lançar mais um produto, cujos detalhes ainda são um mistério.

“Como nosso modelo é B2BC, a igreja é a grande interessada em ter seus membros na plataforma. Nosso trabalho está mais em dar suporte a essas igrejas para colocar nossos projetos no ar do que fazermos a captação direta de novos usuários”, ressalta.

Neste ano os investimentos também estão direcionados a melhorias na plataforma, e também em vendas e marketing para escalar ainda mais o negócio. A dupla de fundadores afirma ainda que uma série A pode estar tomando corpo em breve, mas isso fica para uma próxima reportagem.

LEIA MAIS