Negócios

BlackRocks abre inscrições para nova turma da aceleração Grow Startups

O programa de aceleração é exclusivo para negócios liderados por empreendedores negros, com foco no B2B ou B2BC em qualquer setor

BlackRocks abre inscrições para nova turma da aceleração Grow Startups

O hub de inovação BlackRocks Startups abriu as inscrições para a 3ª edição do Grow Startups, programa de aceleração exclusivo negócios liderados por empreendedores negros, desenvolvido em parceria com o banco BTG Pactual. Serão selecionadas 8 empresas com foco no B2B ou B2BC, de qualquer setor do mercado e em fase de pré-operação ou operação.

Serão 4 meses, com dedicação média de 15 horas semanais, distribuídas entre reuniões em grupo e individuais, todas online – os fundadores das startups precisam estar sempre presentes nos encontros. Podem participar empresas de todo o Brasil que tenham pelo menos 1 pessoa negra entre os fundadores. As inscrições vão até 27 de março.

“O Grow Startup vai preparar esses empreendedores e suas equipes para elevarem seu negócio a um novo patamar, os capacitando para lidar com os desafios do mercado, além de agregar conhecimento através de mentorias, workshops, contato com possíveis clientes e muito networking”, explica Maitê Lourenço, diretora-executiva da BlackRocks Startups, em comunicado.

O objetivo é fortalecer a rede de contatos dos empreendedores e criar oportunidades de negócios e acesso a fundos de investimentos. As selecionadas participarão de workshops com membros do time do TikTok e receberão créditos de US$ 5 mil por 2 anos em ferramentas e recursos da AWS (Amazon Web Services). 

O que já foi feito

Maitê criou o BlackRocks Startups em 2016 com a missão de aumentar a diversidade racial no ecossistema brasileiro e promover o acesso da população negra a ambientes inovadores e tecnológicos. O hub conecta empreendedores a capital e oportunidades no mercado e desde a sua fundação já impactou mais de 5 mil pessoas diariamente.

“Aprendemos muito com as edições anteriores e agora estamos mais alinhados com os parceiros e desenvolvendo ações mais escaláveis”, diz a empreendedora, em comunicado. “As startups terão maior oportunidade de aprendizado, já que 18 outras empresas participaram das edições passadas. Agora é potencializar mais ainda empreendedoras e empreendedores e ampliar o ecossistema de startups negro no Brasil”, completa.

A aceleradora paulistana anunciou as 10 primeiras empresas selecionadas para participar do programa em 2020. Entre as escolhidas, estão a a plataforma de criação de jogos culturais Double Dash Studios; a edtech corporativa Edukarnegócios; a fintech de benefícios corporativos Trampay; e a ferramenta para empreendedores da alimentação Goodchef.

No ano seguinte, foram mais aceleradas. A lista inclui nomes como Afropython, que ajuda pessoas negras a entrarem no mercado de tecnologia; Diamondlog, que faz a automatização de tarefas de vendas e operações; EduCar, de soluções de realidade virtual e aumentada para o setor educacional; {Parças}, que promove bootcamps para pessoas em situação de vulnerabilidade; e VôContigo, que de transporte exclusivo para o público 60+.

“Além das oportunidades oferecidas pela aceleração, como os créditos de infraestrutura e serviços de nuvem, e o contato com possíveis investidores, esse programa foi especial porque pude ver gente que tem uma história de vida parecida com a minha. Gente que não costumo ver em posições de liderança, que assim como eu, lutam pesado para tornarem seus sonhos realidade”, conta Pável Lelis, diretor-executivo da Diamondlog, em comunicado, acrescentando que a iniciativa mudou sua forma de empreender e impactou positivamente toda a infraestrutura do negócio.