O Impa Tech, curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), vai inaugurar suas primeiras turmas em abril, no Porto Maravalley, na cidade do Rio de Janeiro. A formação em Matemática da Tecnologia e Inovação tem como objetivo qualificar profissionais para trabalhar no hub tecnológico que está sendo criado na zona portuária da capital fluminense.
A entrega simbólica das chaves do Impa Tech pelo prefeito Eduardo Paes foi realizada nesta quarta-feira (17), na Praça Mauá. A ideia é que a graduação, que é gratuita, atenda a até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões.
Em entrevista ao Startups, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, disse que o hub será administrado pela empresa Rio Energy Bay, resultado de um projeto do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que escolheu o Rio para desenvolver ecossistemas de empreendedorismo.
“Eles se juntaram com cinco outras empresas e formaram um consórcio para começar a formar esse ecossistema no mesmo lugar em que esses alunos estarão se formando. Vai ter um espaço para coworking, um espaço para projetos e, é claro, essa interação e troca entre as empresas”, explicou Chicão.
O secretário destacou ainda que empresas de tecnologia localizadas na região do Porto do Rio têm um Imposto Sobre Serviços (ISS) diferenciado, com alíquota de 2% — a alíquota convencional na cidade é de 5%.
“Empresas de tecnologia que vierem para o Porto, mesmo que não estejam dentro do galpão, fazem jus a esse incentivo de ISS de 2%”, ressaltou.
Acesso a bolsa e moradia
Os alunos do Impa Tech terão acesso a uma bolsa-auxílio, paga com recursos do Governo Federal e da Prefeitura do Rio, além de moradia gratuita na região do Porto.
Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, disse que a partir do terceiro ano do curso, a ideia é que os alunos comecem a fazer projetos com as empresas que participam do hub.
“O centro de inovação vai contribuir para a parte mais prática e concreta da formação, que será totalmente voltada para o mercado. E sempre com o objetivo de dar oportunidades para essa garotada de todos os estratos sociais e reverter em desenvolvimento econômico”, afirmou Marcelo.
O concurso de 2024 foi dividido em duas etapas. A primeira consiste na seleção de estudantes com os melhores desempenhos em competições científicas e com as melhores notas em matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já na segunda etapa os candidatos passam por entrevistas individuais e em grupo.
A lista de 240 aprovados para a segunda etapa do processo será divulgada no dia 23 de janeiro. A previsão é que as aulas comecem no dia 2 de abril.