É muito legal acompanhar o crescimento e conquistas de startups que já apareceram na nossa série Além da Faria Lima. Hoje (13), quem se deu bem nesse sentido foi a gaúcha PipeRun. A salestech anuncia o seu primeiro M&A: a compra da 5Hub, startup que atua no mercado de conversational commerce — a conversa em tempo real entre marcas e clientes através de diversas plataformas, com uso da tecnologia.
Com o negócio, que não teve seu valor divulgado, a plataforma de aceleração de vendas passa a incorporar a frente de atendimento omnichannel, atuando de ponta a ponta no processo. Juntas, as companhias esperam chegar a 90 profissionais e um faturamento recorrente anual de R$ 12,5 milhões.
Segundo o CEO da PipeRun, Cezar Augusto Gehm Filho, o principal objetivo da startup com a compra é ampliar suas ofertas para transformar as vendas B2B. “Não há um impacto direto no nosso faturamento de 2022, porque estamos fazendo a integração dos dois negócios, mas para 2023, esperamos crescer algo em torno de 90% no volume de mensalidades em relação a este ano”, contou Cezar, com exclusividade ao Startups.
Ainda de acordo com o executivo, as duas empresas são parceiras desde 2018 e cresceram juntas. “Foi algo natural, que decorreu da nossa proximidade. Unidos, vamos conseguir ter uma oferta mais completa ao mercado, que é gigantesco. Aceleração de vendas e atendimento omnichannel estão altamente relacionados”, acrescentou.
Sinergia dos negócios
Também gaúcha, de Caxias do Sul, a 5Hub atua em toda a área de atendimento: da captura de leads e vendas até o pós-vendas com o controle de protocolos e tabulação de dados, contemplando ainda o módulo de pesquisa de satisfação (C-Sat).
Sua plataforma unifica o atendimento de vários canais, integrando WhatsApp, Messenger, Instagram, e-mail, telefonia por voz, SMS, chatbot e Telegram. Dentre seus mais de 100 clientes (grandes empresas), estão marcas como Brinox, Martiplast, QI Faculdade e Famiglia Valduga.
A solução desenvolvida pela PipeRun, por sua vez, automatiza, centraliza e torna mais inteligentes os processos de vendas das empresas. Um dos diferenciais da ferramenta é a integração com outras soluções complementares aos processos de vendas, garantindo sua aderência a vários segmentos de negócios.
Mesmo com a aquisição, cada startup seguirá seu caminho com independência. Os produtos da 5Hub continuarão com vida própria e poderão ser comercializados independentemente do CRM de vendas da PipeRun – e vice-versa.
O processo de integração entre os times já está em andamento e deve ser concluído até o fim do ano. A equipe de 15 profissionais da 5Hub será absorvida, e os sócios-fundadores Sandro Wegner, Matheus Rosa e Jonas Schen seguirão na operação. Já o escritório de Caxias do Sul da adquirida será ampliado, buscando atender os clientes de ambas as companhias na Serra Gaúcha.