A Eunerd, marketplace de field services para grandes empresas que inclusive já foi personagem do nosso Além da Faria Lima, se prepara para expandir sua operação e serviços de TI com o lançamento do Guio. Trata-se do primeiro SaaS white-label da startup curitibana, que possibilita às empresas que têm equipes de field services, ou seja, profissionais de atendimento no campo, a utilizar o mesmo software que a Eunerd opera em seu marketplace.
Na prática, o Guio facilita o acompanhamento em tempo real e a gestão dos processos de operações em tecnologia com os serviços de TI sob demanda, diminuindo o tempo de atendimento e reduzindo custos. Segundo o co-fundador e CEO da Eunerd, Daniel Tutida, o estalo para desenvolver o produto se deu após um pedido inusitado dos clientes.
“Durante a pandemia, muitos dos nossos clientes com funcionários dentro de casa, não tinham um software para fazer a gestão do pessoal de suporte técnico. Até que nos questionaram se não tinha como vender a nossa ferramenta a eles. Foi aí que entendemos que podíamos ir além do marketplace e criar nosso próprio software de gestão de field services”, contou Daniel, em entrevista ao Startups.
Para apoiar a empresa a chegar ao product market fit, a Eunerd se prepara para captar entre R$ 1,5 milhão e R$ 2,5 milhões. Segundo Daniel, será uma extensão do aporte feito em 2021 pelo fundo de venture capital da Positivo Tecnologia. Em conversas avançadas com plataformas de crowdfunding, investidores anjo e CVCs, a startup espera definir e concluir o investimento até o fim do ano.
A expectativa da startup é que o Guio impulsione a receita recorrente da empresa, que projeta um crescimento de 90% para 2023.
Mais novidades
Este semestre está sendo intenso para a Eunerd em sua estratégia de crescimento. Recentemente o marketplace contratou um nome de peso para assumir o cargo de COO, posição que até então não existia na empresa. Mauricio Nobuo, responsável por criar a área de assistência técnica da Samsung na América Latina, comandará todos os processos operacionais da Eunerd.
Além do lançamento de seu software de gestão de field services, a startup também anuncia ao mercado um report anual que começou a realizar sobre field services no Brasil. De acordo com Daniel, é o primeiro relatório do tipo no Brasil pelas pesquisas realizadas com dados abertos na internet. “O foco com o relatório é mostrar aos clientes que temos essa expertise no mercado de field services, ser referência no segmento”, diz o CEO.
O documento analisa os sinais de demanda, detecta tendências que mostram onde as indústrias estão direcionando suas tecnologias e prevê o que essas tendências significam para o trabalho de TI nos próximos anos. O trabalho feito pela base crescente da Eunerd com mais de 200 novos profissionais de serviço de campo a cada mês serviu como parâmetro para os insights do setor.
O relatório aponta, por exemplo, que a solução wireless cresceu 36% e o trabalho com dispositivos conectados cresceu a uma taxa de 31%, ambos no segmento de varejo. O crescimento é atrelado à tendência de garantir uma continuidade de experiência entre as paredes e os andares das lojas de varejo, conectando a comodidade de acesso por aplicativos ao seu atendimento presencial, melhorando a jornada de compra do cliente.
Com o crescimento da demanda no mercado de suporte e outsourcing de TI, a receita recorrente da Eunerd cresceu 159% até agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. São 28.500 técnicos cadastrados na plataforma da companhia e 140 clientes ativos (aquele que contrata um pacote de atendimento pelo menos 1 vez a cada 3 meses). Desde sua fundação, em 2014, a startup atendeu mais de 400 empresas.
Atualmente a Eunerd possui escritórios em Curitiba, São Paulo (CUBO) e em Manaus, este último como parte do acordo feito com a Positivo.