O unicórnio mexicano de compra e venda de carros usados Kavak anunciou que vai patrocinar a CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, como parte de um movimento para reforçar sua marca no mercado latino-americano, especialmente no Brasil.
Sob o acordo com a CBF, que não teve o valor divulgado, a startup passa a fazer parte do time de marcas parceiras da Seleção Brasileira de Futebol masculina, feminina e seleções de base. O patrocínio foi assinado hoje (23), em um evento na sede da CBF no Rio de Janeiro. Estiveram presentes o cofundador e CEO da Kavak no Brasil, Roger Laughlin, e o CMO global Nicolas Fernandes, além do presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o diretor de marketing da organização, Gilberto Ratto.
“A Seleção Brasileira é a marca mais vitoriosa do futebol mundial e, certamente, esta parceria irá colaborar muito para a estratégia de fortalecimento da Kavak no mercado latino-americano. Recebemos o novo patrocinador com votos de sucesso e o desejo de que juntos possamos comemorar muitos títulos e vitórias”, destacou Rodrigues, durante o evento.
Segundo o cofundador da Kavak, o patrocínio é uma forma de “estreitar os laços entre as nações latino-americanas”, em que o futebol é o esporte de maior popularidade. “Com o patrocínio das seleções brasileiras, unimos duas paixões: carro e futebol. Patrocinamos as seleções Argentina e Mexicana e agora estamos nos unindo à Seleção Brasileira, vitoriosa na região em diversas competições”, diz Roger.
“Sabemos que o esporte é algo presente na vida de muitos brasileiros e, quando falamos de futebol, essa conexão é ainda mais acentuada. A Kavak tem um plano de longo prazo no país para mudar a forma que o brasileiro compra e vende carros”, acrescenta o executivo.
O primeiro jogo da Seleção Masculina Principal com o apoio da startup será a próxima rodada do time nas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022. Apesar de já classificado, o Brasil enfrenta o Chile no dia 24 de março, e a Bolívia, dia 29. Além disso, a empresa estará entre os patrocinadores na próxima coletiva de imprensa da CBF para convocação da Seleção Brasileira para os últimos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas, que deve acontecer em 11 de março.
A Kavak terá diversas oportunidades de ativação da marca na rotina das Seleções ao longo do ano, assim como o uso de seus símbolos e marcas, como o Canarinho, e deverão ser usados em lojas físicas, em ambientes digitais, e em eventos próprios. A marca também será exposta no ônibus da Seleção Brasileira Masculina Principal.
Atuante na compra e venda de carros usados, a Kavak usa elementos de fintech, o que turbina seu modelo de negócios (e seu valuation). Ela oferece opções de financiamento das compras com bancos ou pelo seu braço financeiro, a Kavak Capital. O dono de um carro também pode refinanciar o crédito caso sua situação financeira se complique, ou pegar um empréstimo usando o veículo como garantia. A empresa prevê investir R$ 2,5 bilhões em sua operação no Brasil, e quer que o país se torne a maior operação da companhia no mundo.