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A startup de compra, venda e aluguel de imóveis QuintoAndar adquiriu a startup de aplicativos para condomínios Noknox como parte de sua estratégia de expansão para além do mercado tradicional de imóveis.

O valor da transação não foi revelado. No entanto, a Noknox recebeu um valuation de R$20 milhões em uma rodada realizada pela plataforma de equity crowdfunding Kria, em 2020. A Kria, que ficou uma fatia de 5% do total de R$1 milhão levantado por meio da plataforma (como tem feito em todas as ofertas que publica) não divulgou o exit multiple que obteve para si, e nem para os 110 investidores que participaram da rodada realizada há dois anos.

A compra vem de encontro às intenções da QuintoAndar de investir mais em condomínios, enfatizadas à época do rebranding da companhia, anunciado no início deste ano. “Somos referência na transação, mas ainda não participamos tanto da vida das pessoas no dia a dia. E a experiência da vida em condomínio em geral está ainda muito pouco adaptada aos tempos modernos de [centralidade no] celular,” diz André Penha, cofundador e CTO da Quinto Andar, em entrevista ao Startups.

Criada em 2018, a Noknox trabalha com facilitação de comunicação entre entre residentes, visitantes, funcionários e administradoras em condomínios. O aplicativo da startup centraliza funções como cadastro de correspondências e encomendas, controle de acesso de visitantes, comunicados, reserva de espaços e registro de ocorrências.

“Trabalhamos para evoluir um cenário em que a maioria das pessoas ainda depende de interfone com fio, comunicações em cartazes de elevador, cadernos de papel e planilhas, tudo desconectado”, diz o CEO da Noknox, Joaquim Venancio, em nota. “Nossa união ao
QuintoAndar nos permitirá levar uma experiência em um patamar muito mais elevado de conforto em grande escala para as moradias brasileiras”.

Foto do André Penha, cofundador e CTO da QuintoAndar - Startups
André Penha, cofundador e CTO da QuintoAndar

Com a aquisição, a versão mais avançada do produto da Noknox, que custa R$2,99 por apartamento, estará disponível por 18 meses sem custo para os síndicos cadastrados no Síndico.Net – portal especializado para condomínios adquirido pela QuintoAndar em novembro de 2020. Segundo o co-fundador da proptech, a intenção é familiarizar os síndicos com a oferta para então começar a explorar esta fonte de receita recorrente.

Além disso, a integração da nova empresa do grupo ao CoteiBem, marketplace do Síndico.Net que permite que síndicos encontrem e contratem prestadores de serviços, está entre as prioridades pós-aquisição, diz André. Também há planos futuros de integrar funcionalidades de segurança condominial ao produto.

“Entendemos que a solução da Noknox será utilizada por muita gente, e que teremos a chance de monetizar isso bem, com serviços e a cobrança por apartamento. Mas o mais importante é mostrar como o produto pode melhorar a experiência do usuário no dia a dia”, acrescenta. A startup tem uma base de cerca de 100 mil unidades habitacionais no Brasil, das quais cerca de 60% usam o app toda semana, e cerca de 40 mil usuários cadastrados – com a aquisição, a meta é chegar a 1 milhão de usuários.

O processo da aquisição da Noknox

Segundo André, o processo de compra da Noknox foi relativamente breve. Antes da decisão, houve um período de avaliação interna, em que a QuintoAndar considerou o desenvolvimento interno de uma plataforma voltada a condomínios. Depois de concluir que a criação de um aplicativo em casa levaria muito tempo, a empresa começou a analisar o mercado.

“Analisei muitos [aplicativos focados em condomínios] e falei com poucos. Mas eu já gostava do aplicativo da NokNox, que na minha opinião é o melhor do mercado nessa área. Apesar disso, ele ainda é pouco utilizado por aqui, e o mercado neste segmento é gigantesco” diz o cofundador da QuintoAndar. A aproximação entre o unicórnio e Joaquim Venâncio, CEO e fundador da NokNox, começou antes da pandemia, mas as tratativas sobre uma aquisição tiveram início este ano.

“A Noknox tem uma mentalidade muito parecida com a da QuintoAndar em termos de produto, pois o design é focado na solução de dores específicas, como reserva de quadra ou piscina no condomínio durante a pandemia, recebimento de pacotes quando a pessoa não está em casa”, diz André. “Agora vamos investir muito na expansão do produto e focar em tê-lo em mais condomínios.”

Apesar de a QuintoAndar ter manifestado intenções de investir mais em condomínios e as últimas aquisições reforçarem este plano, André ressalta que a startup não tem planos de virar uma administradora digital. “Nossa intenção é fornecer ferramentas de tecnologia para síndicos, administradoras, condôminos e funcionários de condomínio para que essas essas estruturas funcionem no mundo digital. O principal produto é o software”, pontua.

Um case de sucesso

Para além de um simples M&A, a aquisição da Noknox pela QuintoAndar também é um movimento importante para o segmento de equity crowdfunding no Brasil, segundo Camila Nasser, CEO da Kria, plataforma que introduziu o modelo no Brasil, em 2014:

“Tenho um carinho especial pelo nosso investimento da Noknox: foi o nosso primeiro investimento que realizamos ao lado de nossos investidores, e que marcou o início de um novo movimento do Kria de ressignificar o nosso modelo de investimento como venture capital digital e aberto,” aponta.

Comentando sobre o que motivou a plataforma a apoiar a startup em 2020, a CEO cita o potencial de “revolucionar um mercado ultrapassado e gigantesco”, que acabou se confirmando ao longo dos anos e com a saída.

“A aquisição da Noknox pelo QuintoAndar significou para nós uma importante validação de nossa tese de seleção com cuidado, e que deu aos investidores em um período curto um retorno acima dos benchmarks de mercado. E o mais legal foi poder sentir o valor que a comunidade de investidores exerceu na jornada da Noknox até o exit”, pontua.

Desde o aporte na Noknox, a Kria passou a co-investir em todas as suas rodadas. Segundo Camila, esta é uma forma de elevar o nível do portfólio da plataforma e gerar valor para os negócios que apoia, desde o primeiro contato até o exit.

A executiva acrescenta, ainda, que a plataforma entende “grandeza” como valor gerado aos investidores e saídas, ao invés de volume transacionado, ou número de ofertas. “E em nosso portfólio, somamos 10 saídas. Isso atrai novos investidores ao Kria, da mesma forma que tem atraído novos empreendedores fantásticos, que entendem que nosso valor em seus captables”, finaliza.

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