fbpx
Compartilhe

A startup gaúcha Negras Plurais é a força por trás do tradicional evento Afro Presença, que acontece nos dias 15 e 16 deste mês com o objetivo de trazer representatividade, oportunidades e conhecimento para jovens negros brasileiros.

Liderada pela empreendedora Caroline Moreira, a Negras Plurais tem foco na aceleração de negócios liderados por mulheres negras. A startup baseada em Porto Alegre foi escolhida para atuar na terceira edição da conferência, e trabalha com a temática “Plantando sementes, criando raízes.” O evento é online e gratuito, e está com inscrições abertas.

O Afro Presença é uma realização do Ministério Publico do Trabalho de São Paulo (MPTSP), e surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho. O objetivo é prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais para reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político e cultural.

“O Afro Presença busca conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento ao racismo, capacitar e incluir jovens negras e negros universitários no mercado de trabalho”, pontua Valdirene Assis, procuradora do trabalho no MPTSP.

Com 16 mesas de discussão, oficinas e capacitações, o evento aborda temas desde empreendedorismo e transformação digital até ocupação de espaços em ambientes majoritariamente brancos. O objetivo é democratizar o acesso e a participação de jovens negros, profissionais e estudantes de todo o país em espaços de poder e influência, através do fortalecimento de suas raízes com conhecimento e experiências compartilhadas por grandes profissionais.

“Vamos juntos, semear conhecimento e buscar cada vez mais espaço para propagar e reforçar a importância da presença negra nas faculdades, nas empresas e nos cargos de liderança”, diz Caroline Moreira, head do evento e CEO da Negras Plurais. A empreendedora conta com outros eventos em seu currículo, como o Encontro de Afetividades Negras, conferência online realizada em novembro do ano passado, com 12 horas de conteúdo sobre temas como maternidade, empreendedorismo e moda sustentável.

No Afro Presença, empresas patrocinadoras terão vitrines de oportunidades, com entrevistas e encaminhamento de candidatos inscritos no evento para processos de seleção para vagas nas suas empresas. Segundo a organização, o apoio e compromisso de oportunidade de trabalho são cruciais em termos de representatividade e redução das desigualdades raciais. Organizações apoiadoras da terceira edição do evento são Bradesco, Coca-Cola, Colgate, Mover, Itaú, JP Morgan, Natura, Santander, Tim, Unilever, Vale e Vivo.

A terceira edição a conferência terá o arquiteto e ativista por direitos humanos Antônio Isupério e o criador de conteúdo PH Côrtes como embaixadores. A apresentadora e jornalista Alinne Prado e a criadora de conteúdo digital Sueide Kinte estão confirmadas como mestres de cerimônia. O evento também contará com um show da cantora Elisa Lucinda. Entre os palestrantes, estão o fotógrafo Roger Cipó, a consultora Ana Minuto, a especialista em aceleração de negócios e influenciadores negros Egnalda Cortes, o co-fundador do Movimento Black Money, Alan Soares, a cientista e pesquisadora Jaqueline Goes e Gilmar Bueno, CEO da legalfintech Unicainstancia.

A coordenação colegiada do Afro Presença é composta pela Coordenação Geral do Ministério Público do Trabalho; Coordenação Academica da PUC/SP, FMU, UFBA e FECAPI; Coordenação dos Movimentos Negros do Movimento Negro Unificado-MNU, Uneafro, Educafro, Unegro e Geledés; Coordenação dos Organismos Internacionais da ONU Mulheres, Rede Pacto Global/ONU e Organização Internacional do Trabalho-OIT; Coordenação de Gestão de Pessoas do CIEE, CIA de Talentos, 99Jobs, Empregue Afro, Empodera, IBDR, Nube e Gestão Kairós.

LEIA MAIS