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A Tribal, plataforma B2B com soluções de pagamento e financiamento para pequenas e médias empresas, fechou uma parceria com a Visa que vai apoiar a emissão de cartões de crédito corporativos a pequenas e médias empresas latino-americanas e caribenhas.

A aproximação das empresas começou no ano passado, quando a fintech norte-americana lançou cartões de crédito com bandeira Visa para empresas locais no México. “É muito importante ter uma aliança em toda a América Latina. Então decidimos fechar uma parceria regional para ter o apoio da Visa em todos os países em que estamos presentes”, afirma Sonia Michaca, gerente regional da Tribal Latam, em entrevista ao Startups.

A notícia chega apenas 1 mês depois de a startup, que já tem operações na Colômbia, no México, Chile e Peru, aterrissar no Brasil, impulsionada por uma série B de US$ 60 milhões liderada pelo SoftBank Latin America Fund. A companhia nasceu na Califórnia, em 2019, e, 2021, multiplicou por 90 o volume bruto de transações na América Latina.

No início de fevereiro, Sonia já havia adiantado ao Startups que as soluções da fintech ajudariam as empresas brasileiras a solucionarem algumas de suas principais dificuldades, já que “muitas PMEs brasileiras precisam de financiamento, mas não conseguem o acesso ou encontram muita burocracia para a aprovação dos bancos tradicionais”.

De mãos dadas

“A oportunidade de [trabalhar com] PMEs é enorme em toda a América Latina. Com a Visa, planejamos aproveitar esse potencial e aumentar o acesso das empresas aos nossos produtos”, diz Sonia.

Essa é a 1ª parceria da Tribal na América Latina. Segundo a gerente regional, não há um acordo de exclusividade com a Visa: caso queira, a fintech está livre para se unir com outras empresas do setor. Mas isso não deve acontecer num futuro tão próximo, já que a fintech está focada em trabalhar com a gigante de serviços financeiros em todos os países da região.

“É uma empresa bastante inovadora, que nos ajudará a oferecer serviços melhores e mais modernos”, afirma. Quais produtos elas ainda vão lançar juntas? Isso ainda não está definido. “O foco agora é nos cartões, mas estamos abertos para identificar outras oportunidades para PMEs em cada país da América Latina”, diz a executiva.

O objetivo da parceria, segundo Sonia, é contribuir para o crescimento das pequenas e médias empresas e beneficiar empreendedores que ainda não têm acesso a crédito, além de diversificar os tipos de transações e continuar promovendo pagamentos totalmente digitais. De mãos dadas com a Visa, a projeção da startup é crescer globalmente até 2 dígitos por mês.

Updates sobre o Brasil

A Tribal considera que, embora recentes, as operações no Brasil parecem promissoras. Em fevereiro, a empresa fez um soft launch, começando a analisar as dores e potenciais dos clientes brasileiros e a conhecer o mercado de perto.

O foco inicial, segundo Sonia, são startups, empresas digitais e outras fintechs que “podem adotar as soluções financeiras mais facilmente do que empresas tradicionais”, afirma a executiva. “Temos uma boa aceitação da nossa solução nesse mercado específico, semelhante a quando começamos no México. Depois, vamos passar para as PMEs tradicionais, porque sabemos que a grande oportunidade no Brasil está nesse segmento”, explica.

Ainda em 2022, a startup espera expandir para a Argentina, República Dominicana, Uruguai e Panamá, já oferecendo aos clientes locais a opção de cartão de crédito de bandeira Visa.

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