Podcast MVP

Futuro fértil para o mercado de crédito no Brasil

Gustavo Macedo, head de Crédito da Celcoin, falou sobre as tendências e desafios para o mercado do crédito no podcast MVP desta semana

MVP
Gustavo Macedo, head de Crédito da Celcoin

Em meio a um cenário de juros elevados e de seca nos IPOs, a bolsa brasileira tem sido impulsionada pelos fundos, em especial, os de renda fixa. E o crescimento do mercado de crédito tem um papel importante nesse movimento, conta Gustavo Macedo, head de Crédito da Celcoin, em entrevista ao podcast MVP desta semana.

Para ele, o futuro do setor é fértil e tende a se aproximar do que ocorre tradicionalmente no mercado norte-americano. “Quando a gente olha para o mercado americano, 80% do crédito está concentrado no mercado de capitais e só 20% está nas mãos dos bancos. Quando a gente olha para o Brasil, é o inverso: 80% está nos bancos. No futuro, a gente deve ter um mercado muito mais próximo ao americano”, afirma.

Apesar do cenário de juros altos, Gustavo acredita que o mercado de crédito tem sido impulsionado pela inflação também elevada, o que deteriora o poder de compra da população, gerando mais demanda por financiamento.

Em um bate-papo com Gustavo Brigatto, editor-chefe do Startups, Gustavo Macedo fala sobre as tendências no segmento de crédito e oportunidades para fintechs, além das dificuldades operacionais e regulatórias enfrentadas pelo setor.

“Agora, uma tendência que a gente tem visto no mercado é da embedded finance ou endo finance, que são empresas não financeiras criando soluções de crédito para o ecossistema ao seu redor. E aí a gente está falando de operações bancárias, de crédito, e isso tudo vem se acelerando com o que a gente falou aqui de uma desconcentração do mercado de crédito”, afirma o executivo.

O episódio completo do podcast MVP desta semana pode ser conferido no canal do Startups no YouTube e Spotify.