O novo episódio do podcast MVP está no ar, com comentários sobre as principais notícias – e bastidores – do mês mais curto do ano. Tudo indica que 2024 será mais um ano de resiliência no mercado, com empresas falando em IPO… só em 2025. Será? Do lado dos investidores, a falta de saídas reduz o apetite por novos aportes, como disse Rodrigo Baer, da Upload Ventures, que acredita que a seca vai continuar nos próximos meses.
Para atravessar a tempestade, muitas empresas estão recalculando a rota, seja com demissões, como a da Cisco, que mandou 4 mil embora para focar em inteligência artificial e software. Ou, ainda, a Daki, que se uniu ao iFood e assumiu a responsabilidade exclusiva pelas entregas de supermercado da plataforma em São Paulo e Belo Horizonte. Vale tudo para não ser como a Byju’s, que reduziu seu valuation em 99%, em meio a dificuldades para levantar um novo aporte, gerar folha de pagamento e saldar sua dívida de mais de US$ 1 bilhão. Essas e outras histórias foram repercutidas no podcast MVP, com a participação de Gustavo Brigatto, Fabiana Rolfini, Gabriela Del Carmen, Leandro Miguel Souza e Stephanie Tondo.
Falando em resiliência, o repórter Leandro contou da sua ida a Macapá, capital do Amapá, cidade que recebeu o primeiro encontro do Startup20 no Brasil. Mesmo em um ambiente de escassez de recursos, seus fundadores conseguiram se mobilizar e fazer um barulho para chamar a atenção de entidades, poder público e até de investidores.
Quem também viajou em fevereiro foi a repórter Stephanie, que foi a Uberlândia, em Minas Gerais, conferir a conferência anual da Sankhya. A startup, fundada em 1989, vem apostando em crescimento via M&A nos últimos anos e planeja novas aquisições para 2024. A empresa é uma das que vislumbra uma estreia na bolsa em um futuro próximo. Tudo isso e muito mais sobre o que aconteceu em fevereiro você escuta (ou vê) na nova edição do MVP.