Web Summit

Web Summit Rio terá delegações de 10 países; saiba quais são

Intenção é apresentar startups gringas para investidores brasileiros e atrair fundadores brasileiros o exterior

Foto: Gustavo Brigatto
Foto: Gustavo Brigatto

Web Summit retorna ao Rio de Janeiro na semana que vem, com a promessa de ser a maior conferência de tecnologia do país, reunindo mais de 30 mil pessoas, 700 investidores e 1.500 startups. A edição deste ano também contará com delegações de 10 países que estarão presentes no salão do evento. A intenção é tanto apresentar as startups dos países para os investidores brasileiros, quanto atrair os fundadores para levar seus negócios ao exterior.

A Europa é a região com maior número de delegações, representando seis países: Suíça, Finlândia, Áustria, Estônia, Alemanha e Holanda. Na América Latina, Chile e Uruguai estarão representados. E, por fim, haverá estandes da Angola e de Hong Kong.

A swisstech, iniciativa de disseminação da inovação da Suíça apoiada pela Swissnex e outras instituições suíças no Brasil, terá um estande próprio no Pavilhão 4, com a participação de 11 startups locais. Em entrevista ao Startups, Malin Borg, cônsul e CEO da Swissnex no Brasil, disse que o objetivo é tornar o país uma prioridade para o ecossistema de inovação suíço.

Imersão na Finlândia

A Business Finland também estará no Web Summit Rio apresentando seus programas de atração e aceleração de startups para empreendedores. No estande da Finlândia, a International House Tampere também estará avaliando profissionais de tecnologia e startups para concorrerem a uma experiência imersiva, de cinco dias, na cidade ao sul do país. A coordenadora de Negócios da instituição, Karen Ahtiainen, conta que está ansiosa para conhecer profissionais de tecnologia especializados em efeitos visuais, jogos e tecnologia de imagem e fundadores de startups.

“Esta é uma excelente oportunidade para conhecer novos talentos e convidá-los a participar da campanha Experience Tampere. Doze pessoas serão selecionadas para viver esta experiência: seis fundadores de startups e seis profissionais da área de Tecnologia”, afirma.

A Finlândia é uma das maiores desenvolvedoras de jogos da Europa, sediando estúdios como Remedy (de Alan Wake) e Rovio (de Angry Birds) e a Fingersoft. A gerente de Talentos da Business Finland, Alessandra Leone, explica que para favorecer o ambiente de negócios voltado às empresas que estão iniciando a jornada no mercado de tecnologia, o país nórdico oferece financiamento para pesquisa, desenvolvimento de produtos e  negócios. 

“O ecossistema finlandês de startups é apoiado e impulsionado pelas instituições públicas e privadas de financiamento, aceleradores e incubadoras e comunidades de trabalho em conjunto. Além disso, o governo finlandês desempenha um papel importante na condução do ecossistema de startups através de financiamento, serviços para empresas inovadoras em fase inicial e apoio às universidades”, aponta.

Ainda na Europa

Do outro lado do Golfo da Finlândia, a Estônia também terá um estande próprio no Web Summit Rio. Desde 2022, o programa Startup Estonia é administrado pela Agência de Negócios e Inovação do país, e quer consolidar a região como hub de startups na Europa — a Estônia tem hoje o maior número de startups e investimentos de venture capital per capita entre os países europeus. O país também oferece um visto exclusivo para fundadores que instalem startups no país: o Estonian Startup Visa.

A Advantage Austria, agência de promoção comercial da Câmara Federal de Economia da Áustria, também estará presente no evento, com oportunidades para investir e trabalhar em Viena e outras cidades austríacas. Fundadores interessados em se internacionalizar poderão tirar dúvidas com porta-vozes da Austrian Business Agency e da Vienna Business Agency e saber como funciona o processo de entrada no país.

A Alemanha, por sua vez, trará representantes do Ministério para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (Federal Ministry for Economic Affairs and Climate Action), enquanto a Holanda estará representada pela Netherlands Enterprise Agency. O país selecionou 14 startups holandesas com intenção de entrar no mercado brasileiro e latinoamericano para participar do Web Summit Rio.

LatAm, África e Ásia

Entre os países latinoamericanos, o ProChile (Direção Geral de Promoção de Exportações do Ministério de Relações Exteriores do Chile) e a UruguayXXI, agência de promoção de investimentos do país, também vão participar com estandes no Web Summit Rio. Os países levarão um grupo de startups locais ao evento.

A Angola levará uma delegação do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP). Já a Ásia estará representada pela Invest HK, do Governo de Hong Kong, na China. O departamento apoia empresas estrangeiras a se estabelecerem e expandirem na região.