Corporate venture capital

RX Ventures, da Renner, investe em startup americana de retail media

Com sede no Vale do Silício, Topsort desenvolve soluções de mídia digital para o varejo com uso de inteligência artificial

Daniel Santos, diretor financeiro e de relações com investidores da Lojas Renner
Daniel Santos, diretor financeiro e de relações com investidores da Lojas Renner (Foto: Divulgação)

A Topsort começou o ano com o pé direito. Logo em janeiro, a startup californiana de retail media anunciou a captação de sua série A, de valor não divulgado, feita pelos fundos Upload Ventures, Pear VC e Quiet Capital. Agora, a companhia anuncia o seu mais novo parceiro: o RX Ventures, fundo de corporate venture capital da Lojas Renner, que participou da rodada série A com um investimento minoritário.

“Mais do que um aporte financeiro, enxergamos o investimento como uma oportunidade de codesenvolver e colaborar com startups de grande potencial”, afirma Daniel Santos, diretor financeiro e de relações com investidores da Lojas Renner. Segundo o executivo, que atualmente responde pela área de inovação aberta da companhia, a virada de chave da Renner ocorreu durante a pandemia, que acelerou o processo de transformação digital da varejista. “Há cinco anos, a Renner tinha entre 2% e 3% de participação digital. Hoje, o digital é quase 15% das nossas vendas. Evoluímos muito, mas ainda tem mais a se fazer”, pontua.

O principal atrativo da Topsort, de acordo com Daniel, é o potencial de melhorar a experiência dos clientes no ambiente digital, especialmente com a personalização da jornada de compra. “Quando o usuário acessa uma loja digital, muitas vezes o que ele procura não é o que lhe é oferecido. As pessoas querem uma jornada mais fácil, ágil e precisa, e a Topsort desenvolve tecnologias que ajudam o varejo justamente nisso, atendendo às necessidades, aos gostos e desejos de cada cliente por meio de uma jornada mais personalizada, assertiva e encantadora”, destaca.

Com sede no Vale do Silício, a Topsort desenvolve soluções de mídia digital para o varejo com uso de inteligência artificial. Fundada em 2021 por Regina Ye, Michael Ostrovsky e Francisco Larrain, a Topsort é utilizada em mais de 30 países e atende clientes como Poshmark, Cencosud, Oeschle, Liverpool, Sodimac e Wayfair. “Houve uma mudança de paradigma no mercado. Os varejistas precisam de ferramentas para atender melhor seus clientes no mundo digital, e a Topsort nasce para atender esta demanda”, explica Francisco.

Enquanto a Topsort ajuda a Lojas Renner em sua jornada de digitalização e personalização, a gigante varejista contribui com a startup por meio de sua força de marca e experiência omnichannel. Com o dinheiro da rodada, a Topsort vai investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e aprimorar a tecnologia para ajudar cada vez mais varejistas em todo o mundo. “Além disso, vamos melhorar a engenharia e ampliar as equipes de marketing e vendas para fazer uma expansão em regiões como Brasil, Austrália e países europeus”, afirma Francisco.

Michael Ostrovsky, Regina Ye e Francisco Larrain, fundadores da Topsort
Fundadores da Topsort: Michael Ostrovsky, Regina Ye e Francisco Larrain, fundadores da Topsort
(Foto: Divulgação)

O futuro do RX Ventures

A Renner lançou o RX Ventures em março de 2022, com o objetivo de investir R$ 155 milhões em pelo menos 10 startups ao longo de quatro anos. Com a Topsort, o veículo de investimentos passa a contar com cinco empresas em seu portfólio, reforçando o seu compromisso de fomentar a inovação e aprimorar cada vez mais a experiência dos consumidores.

Segundo Daniel, o RX Ventures já investiu entre 1/4 e 1/3 do total do fundo, ou seja, algo entre R$ 38,75 milhões e R$ 51,6 milhões. “Não temos um target de investir tudo, ou rápido. O objetivo é achar o investimento adequado e que faça sentido para nós. Estamos sempre ativos, prospectando e conversando com o mercado para entender o que a gente precisa naquele momento e identificar possíveis parceiros”, explica o executivo.

Em entrevista ao Startups em abril deste ano, Daniel afirmou que, além de avançar nos aportes, o RX Ventures tem como prioridade para 2024 a geração de valor e as trocas estratégicas entre a Lojas Renner e as investidas. “Os primeiros anos do fundo têm dado bons indícios dos resultados que podemos ter com o CVC e queremos seguir acelerando essa aproximação, uma vez que acreditamos que essa gestão de portfólio ativa cria importante valor para os dois lados, beneficiando o mercado como um todo”, disse. Recentemente, a Lojas Renner também lançou o Renner Startups, canal oficial de conexão com o ecossistema para facilitar o relacionamento entre soluções inovadoras e suas diversas áreas de negócio.