Aqui no Startups falamos bastante de iniciativas de grandes empresas para fomentar novos negócios e ideias em diferentes setores – e geralmente eles envolvem algum tipo de investimento ou projeto de inovação aberta. Contudo, a John Deere, fabricante multinacional de equipamentos agrícolas, resolveu seguir por um caminho diferente para promover novas soluções no agro. A empresa resolveu lançar um reality show.
Chamada de “Safra de Inovações”, a série conta com 4 episódios, reunindo startups do segmento para resolver desafios reais, de clientes reais. Em cada um dos 3 primeiros episódios, um produtor rural recebe três propostas inovadoras para a sua fazenda. Cada startup terá que apresentar soluções diferentes dentro de um mesmo tema.
No 1º episódio, o produtor Pedro Gabarra, da Fazenda Pinhal, em Santo Antônio do Amparo (Minas Gerais), decidiu entre 3 soluções distintas para inovar de forma sustentável em sua produção. A startup Voa desenvolveu um sistema de pulverização via drones; a Modclima apresentou um sistema de indução de chuvas em áreas específicas; por sua vez a Gênica trouxe biotecnologia como alternativa para aumentar a eficiência da operação.
Em cada programa o desafio de um cliente real será o foco, sempre com três startups diferentes para atender o desafio de cada produtor, lidando com outras temáticas, como digitalização de processos, capacitação de força de trabalho e logística das operações.
Uma startup será escolhida em cada um dos três primeiros programas, e as três vencedoras irão competir no quarto e último episódio pelo grande prêmio: uma viagem de imersão no ecossistema global de inovação do Agro e nos centros de inovação da John Deere, nos Estados Unidos.
Os episódios do “Safra de Inovações” vão ao ar todo sábado, na CNN Brasil e estarão disponíveis no YouTube da John Deere. Aqui no Startups também vamos publicar atualizações sobre os episódios da série, caso você tenha perdido algum. Para acessar o YouTube da John Deere Brasil, clique aqui.