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É mês de festa na JOKR, supermercado online de entregas rápidas que opera como Daki na América Latina. A startup está completando o seu segundo aniversário e, de quebra, recebeu um cheque de US$ 50 milhões em uma rodada série C. O aporte avalia a empresa em cerca de US$ 1,3 bilhão.

A conclusão da rodada não é uma grande surpresa, já que essa bola vinha sendo cantada desde o ano passado. Em setembro, o The Information apurou com fontes de mercado que a JOKR estava em negociações com fundos na expectativa de captar entre US$ 35 milhões e US$ 50 milhões.

O valor final é uma redução expressiva comparada ao aporte de US$ 260 milhões que a JOKR recebeu em dezembro de 2021, que levou a Daki ao status de unicórnio. O valuation obtido com a série C é um aumento mínimo em relação ao anterior, de US$ 1,2 bilhão, o que evidencia o reajuste de cheques e valuation das rodadas, especialmente no late-stage.

Mas dinheiro é dinheiro. E com o caixa reforçado a companhia vai investir em tecnologia para crescer e otimizar a operação atual. O aporte tem foco no Brasil, considerado um dos mais atrativos no mundo no segmento de mercado digital, segundo o CEO da Daki, Rafael Vasto. “Tivemos excelentes resultados recentemente, crescendo em cinco vezes quando comparamos o ano de 2022 a 2021 e entregando margem de contribuição positiva a nível de pedidos e dark stores”, diz o executivo, em nota.

Em junho, apenas 6 meses depois de se tornar unicórnio, a startup anunciou que estava encerrando as operações nos Estados Unidos, onde realizava entregas nas cidades de Boston e Nova York, e iria focar no mercado latino-americano. Meses depois, a startup de delivery de alimentos anunciou a suspensão das atividades em Medellin, na Colômbia, e Santiago, no Chile.

Mercado brasileiro

“No Brasil, a Daki permanece forte, sem impactos em seu time ou nas metas de manter crescimento sólido e saudável, continuando na busca pela melhor experiência para os consumidores”, garante Rafael. A companhia afirma que as operações da JOKR no Peru e no México estão em “conversas avançadas com parceiros estratégicos”.

“A aceleração da transformação digital e a mudança de comportamento trazida pela pandemia atingiu muitas indústrias diferentes, e uma delas foi a de supermercados. No geral, o mercado brasileiro de compras online cresceu em mais de 50% em faturamento em relação a 2020 e essa tendência, que já existia de forma mais tímida, foi ainda mais impulsionada pelas mudanças comportamentais nos últimos anos. Enxergamos a oportunidade de reinventar o setor de supermercados com agilidade, praticidade, variedade e rapidez”, argumenta o CEO.

A Daki viu sua base de clientes triplicar do fim de 2021 para a primeira metade de 2022, e  afirma ter multiplicado por cinco a receita no último ano. A empresa compra diretamente dos fornecedores, tem logística própria e usa uma cadeia de dark stores para fazer uma distribuição rápida pelas regiões atendidas.

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